logo Alô Bebê
 

Você sabia que os bebês sorriem para chamar a atenção?

bebê sorrindo

Não há quem resista ao sorriso do bebê. E o mais curioso, é que essa manifestação dos pequenos, pode parecer espontânea e natural na maioria dos casos, mas não é bem assim.

Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, mostrou que ao sorrir, o bebê não só se expressa, mas busca causar a mesma reação em quem estiver a sua volta.

O estudo foi feito com um robô, programado para reproduzir o comportamento dos bebês, com base em análises de interações de 13 mães com seus filhos, com idades abaixo de quatro meses. O resultado foi: 11 das 13 crianças apresentaram sorriso intencional.

O robô, interagia com os estudantes simulando possíveis reações dos bebês - fazia caretas de choro, parava, sorria – e provocava sorrisos, sem muito esforço. Toda ação é planejada, como se fosse um jogo. Há intervalos intencionais entre um sorriso e outro e o tempo que o sorriso deve durar também é pensado pelo bebê.

A explicação para o caso é simples: tanto o cérebro da mãe quanto o do pequeno, está sempre pronto para essa interação. Os bebês, sabem que quanto mais envolventes, têm mais chances de sobreviverem, receberem cuidados, etc. A mãe, por sua vez, ao ter contato com a criança sorridente faz com que seu cérebro ative partes químicas que proporcionam o afeto, aumentando o vínculo entre os dois.