Você sabe quais exames o bebê precisa fazer ao nascer?
Prevenir é melhor do que remediar, quem em algum momento nunca ouviu esse ditado? E é a mais pura verdade, o quanto antes conseguir descobrir qualquer indício de possíveis doenças, mais rápido o diagnóstico e maiores chances de cura. E com essa lógica é que são realizados os diversos exames no bebê ao nascer, como o teste do pezinho, pois ajudam ao um diagnóstico precoce. Você vai ter um bebê e deseja saber quais exames serão feitos logo após o nascimento? Saiba mais no post de hoje:
Teste do pezinho básico
Quando é feito: em até 48 horas após o nascimento, lembrando que é obrigatório e disponível na rede pública de saúde.
Como é feito o exame: por meio da coleta de sangue do calcanhar ou veia do bebê, deverá ser feito com o bebê amamentado, pois os problemas metabólicos ficarão mais evidentes.
O que é diagnosticado: doenças como:
- TSH ou T4 – para detectar hipotireoidismo congênito, que nada mais é uma insuficiência do hormônio da tireoide, necessário ao desenvolvimento do sistema nervoso.
- Detecta fibrose cística – uma doença que é hereditária, e que pode gerar um acúmulo de muco nos pulmões e pâncreas.
- Eletroforese de hemoglobina – para indicar doenças sanguíneas, sendo a mais comum, a anemia falciforme.
- Fenilcetonúria – que é uma doença causada por deficiência no metabolismo do aminoácido fenilalanina, que quando é acumulado no organismo causa uma lesão no cérebro e provoca retardo mental.
Teste do pezinho completo
Quando é feito: em até 48 horas após o nascimento, porém não é obrigatório e também não é oferecido pela rede pública de saúde.
Como é feito: assim como o básico, é feito por meio da coleta de sangue no calcanhar ou veia do bebê.
O que é diagnosticado: esse exame pode identificar até 30 doenças diferentes, desde problemas genéticos até mesmo doenças infecciosas.
Tipagem sanguínea
Quando é feito: assim como o teste do pezinho, é feito em até 48 horas após o nascimento, é obrigatório e disponível na rede pública de saúde.
Como é feito: por meio de amostra de sangue colhido para o teste do pezinho.
O que é diagnosticado: o exame é feito para identificar o tipo sanguíneo da criança e seu fator Rh, que será necessário em caso de emergências médicas.
Teste da orelhinha
Quando é feito: quando o bebê estiver ainda na maternidade, esse é um exame obrigatório e disponível na rede pública.
Como é feito: por meio de um aparelho, parecido com um fone de ouvido no bebê ligado a outro equipamento que produz estímulos para identificar possíveis traços de surdez.
O que é diagnosticado: deficiências auditivas
Teste do olhinho
Quando é feito: ainda na primeira semana de vida. Esse exame não é obrigatório, mas deve ser solicitado, caso não seja oferecido. É oferecido pela rede pública.
Como é feito: com um feixe de luz que é direcionado diretamente para os olhos do bebê, sendo saudáveis, a luz será avermelhada e contínua.
O que é diagnosticado: diversos tipos de alterações oculares, tais como cataratas e tumores.
Teste do coraçãozinho
Quando é feito: quando estiver na maternidade. O exame não é obrigatório, porém deve ser solicitado.
Como é feito: com uso de um equipamento colocado em dois membros do bebê, para assim avaliar a oxigenação do seu sangue. Caso alguma diferença seja apontado entre os dois, pode ser que o bebê tem algum tipo de problema cardíaco, então nesse caso, outros exames serão necessários.
O que é diagnosticado: possíveis doenças cardíacas.
Teste do quadril
Quando é feito: quando estiver ainda na maternidade, apesar de não ser um exame obrigatório, deverá ser solicitado.
Como é feito: o médico pediatra movimentará as pernas e o quadril do bebê, com uma técnica chamada Manobra Ortolani, percebendo algum algo diferente, solicitará mais exames.
O que é diagnosticado: diversos problemas no quadril, como encurtamento do membro.
Mamães, agora que vocês já conhecem os exames feitos no bebê recém-nascido, acompanhe-os atentamente na maternidade e em caso de dúvida não hesite em questionar. E se você já contando as horas para o grande dia do parto, confira se a lista de enxoval do bebê está completa!