logo Alô Bebê
 

Visita ao recém-nascido: dicas para não fazer feio no primeiro encontro

visitando o bebê

Colaborar com as tarefas do lar ou cuidados com o recém-nascido, é uma ótima forma de parentes e/ou amigos auxiliarem os papais durante a visita

Conhecer o novo integrante da família ou até mesmo o filho (a) recém-nascido de amigos próximos é um hábito muito comum, mas qual será o momento certo? Como saber se a visita não vai se tornar inconveniente? Aprenda algumas dicas para não transtornar o bebê ou tirar a paciência dos pais.

Melhor ocasião para visitar

Basicamente as mamães preferem as visitas nos hospitais, isso porque não precisam preocupar-se em arrumar a casa antes ou fazer um café para servir. Geralmente os primeiros dias costumam ser muito cedo para visitas de amigos por exemplo, o ideal é restringir esse período para os parentes mais próximos.

Quando a mamãe e o bebê já estiverem em casa, não custa nada ligar e perguntar se a visita não causaria nenhum incômodo. Caso fique com receio de perguntar, espere uns três meses para visitá-los. Geralmente, após esse tempo as mamães já dominam todos os cuidados com os bebês e uma visita de outro adulto (para as que ficam sozinhas com a criança) será bem-vinda.

Não vá de surpresa

Visitas surpresas nem sempre são agradáveis, principalmente com um recém-nascido em casa. O bebê ainda não tem horários definidos para dormir e você pode tocar a campainha bem na hora da soneca, que também é um dos poucos momentos que a mãe tem para aproveitar e descansar. Na dúvida, sempre ligue antes para combinar.

Coma antes e evite horários de refeições

Quando nasce um bebê, a rotina da família se altera de tal forma, que fazer uma refeição completa torna-se bastante difícil. Sendo assim, evite combinar visitas em horários de almoço ou janta. Mesmo que você deixe claro que não espera que os anfitriões sirvam nada, eles podem se sentir frustrados por não conseguirem oferecer algo.

Uma alternativa agradável ao fazer a visita, é levar uma comida pronta, para oferecer aos pais, que nem sempre têm tempo de cozinhar.

Jamais peça para acordar o bebê

Só quem é mãe de primeira viagem sabe como é difícil fazer o pequeno pegar no sono. Se ele estiver dormindo, nunca peça para os pais acordá-lo e redobre o cuidado para não fazer barulho também.

Nunca leve crianças

Crianças estão sempre hiperativas e correndo por todos os lugares, se você não quiser estressar ou preocupar a nova mamãe espere alguns meses para levá-las.

Não tire fotos se a mãe não permitir

Sabemos que aquele rostinho é muito fofo, assim como a mãozinha, a roupinha e os cabelos e que, por isso, a vontade de fazer uma foto e postar nas redes sociais, para compartilhar com o mundo, é quase incontrolável. Mas contenha-se! Só tire fotos e publique-as na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.

Mantenha a higiene

Manter-se limpo e livre de doenças como resfriados, por exemplo, é essencial para não transmitir nada ao bebê. Mãos sempre limpas e unhas bem aparadas são princípios básicos caso você queira pegá-lo no colo.

Evite também fumar e perfumes, pois o olfato do bebê é muito sensível.

Ajude no que for possível

Acredite, para os pais ajuda nunca é demais. Com tamanha preocupação com o bebê, algumas vezes deixá-lo cinco minutinhos para tomar um banho pode ser arriscado. Se ofereça para cuidar do pequeno enquanto os pais precisam fazer alguma coisa que não pode esperar, ou até mesmo, encontre alguma tarefa doméstica que precisa ser feita e faça.

Cuidado com a hora da amamentação

Se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, aproveite para ir embora. Muitas mães ficam constrangidas por amamentar em público, mesmo porque não têm muita prática no começo. Caso esteja na hora da amamentação procure deixá-la confortável, se estiver acabado de chegar saia do local e vá para outro cômodo.

Não exagere no tempo

Visitar um recém-nascido significa que você se importa com ele, com a mãe e com o pai. É sem dúvida um belo gesto de carinho. Porém, para demonstrar toda a sua gentileza, você não precisa ficar horas e horas. O bebê pode ter tido cólica a noite inteira e, muitas vezes, os pais precisam descansar, em vez de fazer sala. Tenha bom senso.

E se quiser levar um presentinho para o pequeno, sempre é uma boa ideia. No site da Alô Bebê você encontra diversos produtos para o bebê e criança. Confira!