Tudo sobre a microcefalia
Nos últimos meses os noticiários foram tomados por matérias sobre o crescimento dos casos de bebês com pequena formação craniana em todo o Brasil. Até o começo de janeiro de 2016, o Ministério da Saúde notificou 3.174 casos suspeitos da microcefalia em 684 municípios do país.
O aumento repentino do número de fetos nesta condição está associado diretamente ao Zika vírus, doença transmitida pelo Aedes Aegypt, mosquito que também é responsável por doenças como a dengue e a febre chikungunya.
Transmissão
Segundo pesquisadores, a doença acomete mães que tiveram a doença durante o primeiro ou terceiro trimestre de gestação, e que alguma vez já contraiu dengue. No primeiro sinal de febre alta, manchas na pele, coceira, dor de cabeça e nas articulações, sintomas usuais do Zika vírus, as mães devem procurar imediatamente a assistência médica.
Diagnóstico
O diagnóstico de microcefalia em fetos pode ser realizado por meio do exame de ultrassom morfológico. Todos os bebês que forem diagnosticados com restrição no crescimento do cérebro necessitam de acompanhamento médico contínuo antes e depois do nascimento, o que inclui sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, já que a capacidade cognitiva da criança é severamente afetada e a cura é inexistente.
Prevenção
Existem formas efetivas para não contrair o Zika vírus. O uso diário de repelente com vitamina B1 é indicado para todas as grávidas, para proteger os bebês das picadas do mosquito, a dica é usar mosquiteiro para berço, além disso é preciso não se descuidar de todas as precauções para evitar a disseminação das larvas de mosquitos em locais de água parada. Com a atenção redobrada e as medidas preventivas tomadas de forma correta, a contaminação será mais difícil de ocorrer.
Além do Zika vírus
A microcefalia em bebês também se desenvolve de outras formas como na contaminação das gestantes por mercúrio, ou em casos de rubéola, herpes e toxoplasmose durante o período de gestação. Alguns indícios apontam que o surgimento da condição em fetos também pode estar associado ao consumo elevado de álcool.
Fique de olho em nosso blog e aguarde nossas próximas novidades. Visite também a nossa loja de bebê e confira todas as novidades para o seu pequeno.