Tratar e prevenir as assaduras nos bebês
As assaduras nos bebês são, geralmente, muito comuns devido ao uso da fralda. No entanto, não pense que as assaduras aparecem só na pele que fica coberta pela fralda, mas também nas dobrinhas, podendo até surgir brotoejas.
Por isso, é muito importante cuidar da pele do seu bebê desde o nascimento, porque assaduras não tratadas podem acarretar em doenças mais graves, como micose e até uma infecção bacteriana.
As assaduras ocorrem, principalmente, por causa da umidade. Como a pele do bebê é muito sensível e ele faz xixi muitas vezes, as assaduras aparecem mesmo com fraldas de máxima absorção, que não conseguem tirar toda a umidade.
O melhor tratamento é deixar o bebê sempre sequinho. Dar banhos de sol nele antes das 11 horas e depois das 16 e por cerca de 15 minutos, e nos dias de calor deixá-lo um pouco sem fralda, para que a pele possa respirar, também ajudam no tratamento.
Outra dica é sempre usar pomadas que previnam assaduras. Se as assaduras não sararem depois de dois dias, a causa da persistência pode ser a fralda ou o sabonete. Experimente trocar por outra marca de fralda e tente usar sabão de coco, que é o mais indicado pelos médicos.
Se o seu bebê ainda não mostrou nenhum sinal de assadura, o melhor a se fazer é prevenir:
Troque a fralda do bebê sempre que possível.
Deixe a pele do bebê sempre seca, principalmente, depois do banho e antes de colocar a fralda. E não esqueça de passar uma fina camada de pomada antiassadura.
Não aperte demais a fralda, pois a pele do bebê precisa respirar.
O importante é sempre prevenir e caso as assaduras persistam, procure um médico, pois as causas podem ser alérgicas.