logo Alô Bebê
 

Todo mundo pode segurar o bebê?

Todo mundo pode tocar o bebê?

Se durante a gestação os seus conhecidos colocavam a mão e acariciavam a sua barriga, agora que o pequeno nasceu, eles vão querer carregá-lo.

E não há problema nenhum nesse gesto de carinho, desde que a mamãe recomende alguns cuidados e que os familiares e amigos zelem pelo bebê.

Após o nascimento, os avós, os tios e as amigas mais próximas são os primeiros a visitar o pequeno, ainda na maternidade. Ao longo dos próximos meses, a família continua a receber muitas visitas.

No entanto, como o bebê ainda é muito sensível, os visitantes podem transmitir, sem querer, problemas de saúde para a criança. Além disso, é muito importante que ele seja carregada de maneira correta, pois seu corpo também é muito frágil.

Devido a esses motivos, o ideal é que tanto a mamãe quanto os conhecidos tenham bom senso e muito cuidado. Descubra a seguir o que cada um deve fazer para que a visita seja um momento agradável para todos.

As recomendações que a mamãe deve dar

É claro que você deve se preocupar com a segurança do seu recém-nascido, mas não é preciso exagerar nas recomendações, pois seus familiares e amigos podem se sentir pressionados.

Só entregue o seu pequeno às pessoas nas quais você realmente confia e que estejam capacitadas para esse ato cuidadoso: crianças e idosos com dificuldade de locomoção ou coordenação devem fazer isso se estiverem sentados.

O primeiro pedido a se fazer para qualquer pessoa que chegou da rua e deseja interagir com o bebê é para que ela higienize as mãos.

Essa parte do corpo pode carregar diversos agentes que disseminam doenças, como a gripe, conjuntivite, catapora, hepatite e muitas outras.

Por isso, sempre confira se o seu lavabo está devidamente equipado com sabonete líquido e uma toalha seca. Você pode deixar o Kit Higiene próximo para incentivar os visitantes a higienização das mãos.

Você não deve se sentir desconfortável ao realizar esse pedido e seus convidados certamente entenderão. Se mesmo assim você se sente mal, tente fazer isso de uma forma sutil, como, por exemplo, “você não quer lavar as mãos para segurar o bebê um pouquinho?”.

Ou então você pode combinar com o seu filho mais velho para que ele lembre às visitas de lavar as mãos assim que chegarem a sua casa.

Outra boa forma de garantir a higienização das mãos é espalhando alguns frascos de álcool em gel pela casa, para que o visitante possa fazer isso com mais praticidade. Se ele não perceber a presença do produto, use um pouco você mesma e ofereça ao outro.

Antes de autorizar alguém a carregar o seu filho, observe se a pessoa não está usando algo que possa incomodá-lo, como blusas com zíper ou paetês.

Colares e brincos muito grandes podem acabar na boca da criança, assim como cabelos longos. Peça gentilmente para o seu convidado retirá-los ou segurar a criança em uma posição em que ela não tenha contato com essas partes.

Se você sabe que a pessoa não está acostumada a carregar uma criança pequena, ensine para ela como fazer isso.

Primeiro, é preciso apoiar uma das mãos atrás da cabeça e a outra atrás do bumbum. A mão que está na parte superior deve ir deslizando pelas costas até chegar ao bumbum, mantendo a cabeça apoiada no antebraço, para que seja possível carregá-lo com apenas um braço.

O pequeno deve ficar na posição horizontal, próximo ao peito. Para que ele fique na posição vertical, como quando a visita está ajudando o pequeno a arrotar, é preciso segurar o bumbum com uma mão e apoiar a outra atrás da cabeça, erguendo-o até o ombro.

Se o seu filho tiver uma posição favorita ou que favoreça as crises de cólica, passe as instruções para que ele fique confortável no novo colo.

Dicas para os visitantes

Dicas para visitar o bebê

- Você não precisa esperar a mãe da criança pedir para que você lave as mãos. Antes mesmo de cumprimentar o recém-nascido, pergunte onde fica o lavabo para que você possa fazer isso.

- Resista à tentação de beijar o pequeno e segurar suas mãozinhas. As mucosas são verdadeiras portas de entrada e doenças e eles estão com a mão na boca o tempo todo, então, é melhor evitar, pelo menos nos três primeiros meses de vida.

- Se você não estiver bem de saúde, não vá ver o bebê, mesmo se o problema for um simples resfriado. Explique a situação para a mãe da criança e remarque a visita.

- Evite usar perfume ou cremes para o corpo e cabelos com odores muito fortes, pois eles podem causar alergia ou irritação nas crianças pequenas. Se você fuma, deixe o cigarro de lado algumas horas antes da visita e só retorne ao vício após sair.

- Lembre-se que os movimentos na hora de pegar o bebê devem ser suaves e delicados, pois o pequeno é muito frágil. Sentar-se em uma cadeira ou no sofá é a melhor opção se você estiver inseguro.

- Se você tem filhos, prefira deixá-los em casa na hora da visita. As crianças são muito agitadas e darão trabalho para a anfitriã, e, ainda, costumam ser pouco cuidadosas com os bebês, apesar de gostarem muito de interagir com eles.

- Fique atento às recomendações da mamãe e jamais se sinta incapaz se ela lhe der muitos conselhos.

Ela só está preocupada com o novo membro da família. Além disso, não se sinta desfavorecido se ela não convidou você para segurar o pequeno. É normal que as mamães se sintam inseguras e prefiram proteger a criança.