Papinha, quando começar?
As práticas alimentares no primeiro ano de vida têm grande influência no desenvolvimento da criança e na formação de seus hábitos alimentares. Até os 4 ou 6 meses de vida a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja feito o aleitamento materno exclusivo. Após esse período, a introdução de outros alimentos pode começar a ser feita de forma complementar à amamentação, como a papinha.
A introdução dos alimentos deve começar a ser feita pelas frutas na forma de suco ou amassadas sob a forma de purê. Após a introdução de sucos e papas de frutas, as papinhas salgadas podem ser introduzidas na hora do almoço e depois na hora do jantar.
Receitas de papinhas de bebê
As quantidades das receitas correspondem a duas porções para bebês de 6 a 7 meses e a uma porção para as de 8 a 10 meses.
Papinha de feijão, espinafre e macarrão
Ingredientes:
1 concha de caldo de feijão cozido e temperado
2 colheres (sopa) de macarrão bem quebrado
1 colher (sopa) de espinafre picadinho
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em água (200ml) e no caldo de feijão em uma panela pequena até começar a engrossar. Acrescente o espinafre e deixe no fogo por mais alguns minutos.
Valor nutricional por porção:
Energia: 319,5 kcal
Proteína: 10,9 g
Carboidrato: 48,6 g
Lipídios: 9,1 g
Vitamina A: 292,5 mcg
Ferro: 3,75 mg
Papinha de batata doce, abobrinha e frango
Ingredientes:
50g de peito de frango picadinho
1 colher (sobremesa) de óleo de cozinha
1 colher (chá) de cebola picadinha
1 unidade média de batata doce (150g)
1 colher (chá) rasa de sal
Abobrinha pequena
Modo de preparo:
Aquecer o óleo e refogar rapidamente a cebola e o frango em uma panela pequena. Acrescentar a batata doce e a abobrinha picadas, o sal, dois copos de água (400ml) e colocar a tampa. Cozinhe até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Acrescente mais água, se necessário.
Valor nutricional por porção:
Energia: 318,92 kcal
Proteína: 13,68 g
Carboidrato: 42,25 g
Lipídios: 10,8 g
Vitamina A: 395,54 mcg
Ferro: 2,47 mg