logo Alô Bebê
 

Saúde das crianças: afaste a desidratação

 

De fácil prevenção e tratamento, a desidratação, ou a perda de água pelo organismo, ainda é uma doença que provoca muitas mortes no Brasil. E vale lembrar que as crianças são mais suscetíveis a desidratação. Isso ocorre porque os pequenos têm cerca de 75% de seu peso corporal composto de água, contra a média de 60% dos adultos. É importante observar ainda que, até os quatro anos de idade, os mecanismos de retenção de líquidos no organismo também são menores. Consequentemente, qualquer perda de água no corpo de uma criança vai afetar seu peso e metabolismo.

Ingestão insuficiente de água, sudorese excessiva e distúrbios gastrintestinais podem levar à desidratação em crianças, muitas vezes provocada pela diarreia. Especialmente no verão, quando a contaminação dos alimentos por bactérias é maior, os intestinos trabalham mais rapidamente na tentativa de eliminar esses elementos nocivos. Se o processo não for interrompido, ocorre uma grande eliminação de água junto com as fezes. Em alguns casos, os vômitos, aceleram a perda de líquidos e por consequência a desidratação em crianças.

No calor cuidado redobrado com a desidratação em crianças

O suor excessivo é outra causa da desidratação. Por isso, a importância de oferecer muito líquido aos pequenos nos dias quentes, evitar exposições prolongadas ao sol e optar por roupas leves, de preferência de algodão, para que possam transpirar normalmente. Em caso de febre, o aumento da temperatura do corpo também contribui para uma maior eliminação de líquidos pelo organismo.

"Além da água, a presença do sal de cozinha é importante na dieta, porque o cloreto de sódio também é responsável pela retenção de líquidos no organismo", alerta a pediatra Dorina Barbieri, presidente do Departamento de Gastroenterologia da Sociedade Paulista de Pediatria. Ela observa que a administração de soro caseiro - que tem sal em sua composição - é uma das principais formas para se obter o necessário equilíbrio.

O principal sintoma da desidratação é a sede. Boca seca, ou pouca salivação, é um sinal de alerta. O volume de urina também diminui e as crianças rapidamente ficam com os olhinhos fundos. As crianças em processo de desidratação ficam quietos e prostrados, sem disposição para brincadeiras e travessuras. Em bebês, a moleira pode ficar mais funda que o normal. A prevenção da desidratação em crianças requer cuidados simples. A oferta de líquidos várias vezes ao dia é o principal para evitar a desidratação em crianças.

"Não é preciso obrigar a criança a beber. A criança que tem sede, pede ou serve-se de água", lembra Dorina. Os pais devem estar atentos à temperatura ambiente para aumentar a frequência dessa ingestão, diz. No caso de bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, não é necessário acrescentar água à dieta. "A composição do leite materno evita a perda de líquidos", afirma Dorina. Ela chama a atenção, porém, para o necessário complemento com água e outros líquidos quando a criança se alimenta de leite de vaca, com o objetivo de evitar a desidratação na criança.

Evitando problemas com a desidratação em crianças

Apesar de ser uma doença de fácil prevenção, a desidratação pode levar à morte. Segundo Dorina, em casos graves, a criança pode entrar em coma e apresentar sequelas. Nas desidratações leves, o tratamento oral, com a reposição de líquidos através do soro caseiro, é suficiente para deter o processo de desidratação. Mas, dependendo da intensidade da perda de líquidos, uma criança pode ficar desidratada num período de apenas quatro horas. Em algumas situações, é aconselhável a administração de medicamentos para evitar o vômito e, nos casos mais graves, a hidratação por soro via sanguínea.

Receitas de soro caseiro para desidratação

Soro caseiro 1
1 colher de chá de sal + 8 colheres de chá de açúcar + 1 litro de água. Oferecer à criança ao primeiro sinal de vômito ou diarreia.

Soro caseiro 2
Ferver um litro de água e acrescentar 1 colher de chá de sal, 3 colheres de sopa de fubá ou farinha de arroz dissolvido em água fria e deixar ferver durante 10 minutos.