Saúde da criança: doenças do inverno
Se contra as condições climáticas não há muito a fazer, a observação de alguns hábitos e cuidados simples pode auxiliar a manter as crianças e bebês protegidos e menos suscetíveis às doenças mais comuns da estação, que a afetam principalmente o trato respiratório.
O primeiro passo é identificar os vilões do inverno. Frio intenso, poluição, ambientes fechados, fumaça de cigarro são os principais. Minar sua força às vezes depende mais de bom senso e simples conselhos médicos que de estratégias mirabolantes.
É importante saber que, por si só, o frio intenso diminui a performance protetora dos cílios do canal respiratório já na porta de entrada do ar, o nariz. Esses pequenos pelos que ajudam a filtrar poeira e outras partículas nocivas trabalham mais devagar, um pouco paralisados pelas baixas temperaturas. Alia-se a isso a menor dispersão dos poluentes atmosféricos. E a poeira traz consigo ácaros em maior quantidade.
Ar puro é importante para evitar doenças do inverno
Para evitar doenças do inverno, os ambientes devem ser ventilados. Se o frio está muito forte, a alternativa é agasalhar os baixinhos com mais rigor e deixar as janelas abertas. No quarto da criança, há alguns pontos a serem observados. A cama deve ficar no lugar mais quente e arejado. Bichos de pelúcia, tapetes, carpetes e cortina devem ser evitados, assim como cobertores de lã.
Outra forma de evitar as doenças do inverno, caso a umidade do ar seja baixa, é usar umidificador. Um teste simples ajuda a identificar o problema: quando as crianças vão dormir, é só colocar uma toalha de banho molhada e torcida no quarto, aberta entre as portas dos armários. Se pela manhã ela estiver seca, os pais devem começar a pensar no assunto com mais atenção.
Tempo úmido também não é solução, pois os fungos se multiplicam. E a condensação dos poluentes contribui para a agressão, especialmente aos pequenos alérgicos e pode ocasionar doenças de inverno. No mercado, há equipamentos acaricidas bastante eficazes. Travesseiros e colchões devem ser revestidos com tecido plastificado.
Para evitar as doenças de inverno, a limpeza dos ambientes merece pano úmido sobre as superfícies e é melhor evitar a presença da garotada nessas horas. Por falar nisso, não há mal nenhum na prática de exercícios ao ar livre, mesmo com o frio. Um bom agasalho resolve o problema.
Enfrentar as doenças de inverno quando o tempo vira
Nylon, orlon, dralon, veludo, camurça, moletom, malha ou algodão liso são os tecidos indicados para deixar as crianças quentinhas e evitar problemas com as doenças de inverno. Ah, e é bom lembrar: não são permitidos excessos. Se a temperatura é mais alta durante o dia, um agasalho leve é suficiente. Com atenção para não submeter os baixinhos a mudanças bruscas de temperatura. Normalmente, elas ocorrem antes das 10 da manhã e depois das 15h30.
A prática de esportes também vale no inverno. E para as crianças que têm bronquite ou asma, a natação é recomendada, todos sabemos. Mas, com um detalhe, o exercício deve ser direcionado para atender às suas demandas específicas.
"A vida da criança deve ser o mais normal possível. É importante dar apoio sem super protegê-la", diz o pediatra David Elias Nisenbaum. Se não estiver muito frio, valem o pé no chão, a camiseta de manga curta e o passeio no parque.
Ele assinala, porém, que o cuidado alimentar e a tranquilidade emocional são determinantes para garantir uma resistência maior das crianças e evitar as doenças do inverno. Além disso, observa, hoje há terapias e medicamentos profiláticos que evitam as corridas ao pronto atendimento no fim de semana ou durante a madrugada. "Ir ao pronto socorro a cada semana é apagar incêndio."
E as mamães e papais que têm filhinhos sensíveis sabem quais são os primeiros cuidados. Se não, seu pediatra ou pneumologista podem ter a melhor orientação e mais dicas.
Dicas para o quarto do seu filho no inverno que podem contribuir para evitar doenças do inverno :
-
Animais e plantas ficam do lado de fora
-
Prefira as persianas no lugar de cortinas de tecido
-
Mantenha o quarto arejado e claro
-
Faça a limpeza com pano úmido
-
Encape travesseiros e colchões
-
Troque lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana
-
não fume no quarto
-
escolha brinquedos que não sejam de pelúcia
-
pisos liso são melhores que tapetes ou carpetes