Saiba mais sobre ensaio fotográfico para gestantes
A gravidez é uma fase na vida da mulher repleta de novidades e alegrias, e esse momento tão incrível não merece ser passado em branco, sem um registro. Para guardar para sempre essa linda fase e no futuro mostrar para seus filhos, diversas futuras mamães recorrem ao ensaio para gestantes.
Um ensaio para gestante, segundo a fotógrafa de família, Vanessa Atalla, dura em média duas horas a sessão, e ela sugere que as mamães façam o ensaio entre a 30ª e 32ª semana de gestação, uma fase que a mulher não está muito cansada e também já está com um lindo barrigão. Se for gêmeos, a sugestão é fazer a partir da 28ª semana.
A escolha do tema e local para realização do ensaio fica a critério da cliente, Vanessa conta que ouve a mamãe e busca entender o que ela deseja guardar como lembrança, qual experiência quer viver, que pode ser desde um dia divertido na praia ou mesmo uma tarde deitada na grama.
“A ideia é contar a história do jeitinho que ela é, cheia de verdade e personalidade. É como ter o mundo como estúdio a céu aberto. Gosto da ideia de ver o casal sem preocupações, aproveitando ambiente, com um brilho diferente. As fotos ficam naturais e espontâneas”, comenta Vanessa.
Para realizar seu trabalho, a fotógrafa Vanessa segue o conceito lifestyle, que é quando o profissional não cria cenários ou busca poses pré-determinadas, é o cotidiano, com acessórios, roupas da futura mamãe e seu companheiro e também realizado em locais comuns como parques, praças e até mesmo em casa.
Quem tem um bichinho de estimação ou mesmo se já é mãe de outro ou outros filhos, eles também podem e devem participar para gerar mais espontaneidade e intimidade.
Sem timidez durante o ensaio
A timidez pode fazer com que algumas mamães não queiram se expor às lentes da fotógrafa, mas Vanessa brinca “a timidez da mamãe dura apenas 5 minutos, depois ela já se sente à vontade e curti o momento”.
Quando percebe que a mamãe está mais inibida, a fotógrafa chama o papai para ficar junto e faz alguma pose de movimento. “Peço para eles virem andando na minha direção e falo para voltarem e repetirem a cena novamente, e ainda brinco dizendo que o papai está andando todo torto. Pronto, isso é um motivo de risada entre a gente. É uma técnica que parece bobinha, mas que faz toda a diferença para quebrar o gelo no início do ensaio”, relata Vanessa.
Para o casal se soltar mais, a fotógrafa pede que não fiquem olhando para a câmera nos primeiros minutos do ensaio, a recomendação é que olhem para cima, para a barriguinha da mamãe, um para outro, mas o ideal é que não encarem a câmera, pois ela intimida no início.
Tire suas próprias fotos
A futura mamãe além de fazer um ensaio com um profissional, pode com ajuda de um parente, amigo, companheiro fazer lindas fotos para registrar sua gravidez, as câmeras de uso doméstico são excelentes e até mesmo os potentes smartphones geram imagens incríveis, que podem ser impressas ou postadas na redes sociais.
Para quem vai fazer as suas próprias fotos, a fotógrafa Vanessa recomenda que sejam feitas no começo da manhã ou no final da tarde, pois são períodos que luz é mais suave. Roupas claras e também deixar a barriguinha de fora sempre geram um bom resultado.
“Normalmente as mamães contratam o fotógrafo profissional para fazer uma ensaio já no final da gestação, mas isso não significa que devem esperar tanto. Elas podem brincar de fotógrafas mês a mês, cada capítulo da história que estão vivendo. E se tiver um animalzinho de estimação na casa, aproveite para colocá-lo na foto também, sempre fica divertido”, comenta Vanessa.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Vanessa Atalla, acesse: vanessaatalla.com.br