logo Alô Bebê
 

Saiba mais sobre a história da Black Friday

black friday

A Black Friday é uma campanha de vendas que acontece um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro. Originada nos Estados Unidos, ela recebe esse nome pois, desde o início, o grande número de consumidores fazendo compras, gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência.

O primeiro registro da expressão data de 1966. Ela foi criada por Earl Apfelbaum, negociante de selos raros, que estampou em seu anúncio: “Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento”.

Algumas curiosidades

- Nos EUA, o primeiro uso do termo Black Friday data de setembro de 1869, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, fazendo os preços caírem e investidores perderam grandes fortunas.

- O termo Big Friday ganhou popularidade pela primeira vez na Filadélfia, nos anos 1960. Policiais frustrados pelo trânsito causado pelos consumidores naquele dia começaram a se referir dessa forma ao Black Friday. Mas os lojistas, evidentemente, não gostaram de ser associados ao tráfego e à poluição, e a invenção não pegou.

- Embora o Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano, a data não ganhou essa designação consistentemente até os anos 2000. Isso porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas adoravam procrastinar. Ou seja, até tal ponto, era no sábado – e não na sexta-feira – que as carteiras ficavam mais vazias.