logo Alô Bebê
 

Quais são as vacinas recomendadas para grávidas?

A gravidez é um período lindo na vida da mulher, porém existem vários cuidados e restrições necessários para garantir a saúde da mamãe e do bebê. Um desses cuidados é a vacinação, que precisa estar em dia para garantir uma gestação saudável.

Se a mulher estiver programando uma gravidez, o ideal é tomar as vacinas antes, para preparar o corpo e diminuir riscos de doenças. Porém se a gravidez pegá-la de surpresa, algumas recomendações são cruciais para estar livre de problemas.

As vacinas na gravidez garantem que o seu bebê evolua saudavelmente e que a mamãe tenha uma gestação tranquila e livre de vírus e bactérias prejudiciais.

Existem algumas vacinas para grávidas que devem ser tomadas sem falta, e outras que não é bom a mamãe entrar em contato. O importante é acompanhar o seu pré-natal sempre em dia e tirar todas as dúvidas com o seu médico.

As três vacinas mais comuns em grávidas são:

- Influenza: Ela pode ser tomada em qualquer fase da gestação e trás anticorpos para as mamães contra a gripe A, que é muito prejudicial durante a gestação. Além disso, conforme mencionado anteriormente, ao herdar os anticorpos da mãe na gestação, o bebê nasce mais protegido.

- Hepatite B: A mulher pode receber esta vacina a partir do segundo trimestre de gravidez e são três doses. As manifestações mais comuns são vômitos, dores musculares, náuseas e mal-estar. Há riscos de se tornar crônica e pode evoluir para cirrose ou câncer no fígado. Caso a mulher contraia o vírus durante a gravidez, a situação se complica, pois a transmissão para o bebê pode ocorrer durante a gestação ou no momento do parto.

- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT): As grávidas podem tomar a vacina a partir da 20ª semana. A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) proporciona imunidade contra difteria, tétano e coqueluche, enquanto a dupla tipo adulto (dT) protege apenas contra as duas primeiras doenças.

Outras vacinas que podem ser aplicadas :

-Vacina inativada contra a poliomielite (Salk ou VIP)
-Meningite (bivalente B/C)

Na lista de vacinas que não devem em gestantes estão:

Vacinas contra a rubéola, sarampo, caxumba, HPV, rotavírus, porque contém vírus vivos, capazes de atacar os bebês e prejudicar a formação e desenvolvimento do feto.


Fontes:
Minha Saúde Online
Bebê Abril