logo Alô Bebê
 

Quais são as primeiras vacinas dos bebês?

vacinação bebê

Quando o bebê nasce, as mamães e os papais de primeira viagem têm uma série de novas preocupações para lidar. É preciso se adaptar à amamentação, à rotina de sono do bebê e estar sempre atento à saúde da criança.

Quando se fala sobre a saúde do bebê, um tema muito importante é a vacinação. É claro que ver o neném recebendo tantas picadinhas é de cortar o coração, mas é o mais seguro para todos.

Além de garantir a segurança e a saúde do neném, as vacinas ajudam a garantir a erradicação de diversas doenças, como foi o caso da varíola e da poliomielite.

Para saber quais são as vacinas que seu filho precisa, existe um calendário básico de vacinação - é importante estar sempre de olho a essas vacinas, pois algumas podem ser atualizadas ou adicionadas ao calendário.

Toda criança tem o direito de receber as vacinas em dia, que são oferecidas gratuitamente pelo governo. Confira abaixo o calendário de vacinação atual e vá ao posto de saúde mais próximo e garanta que seu filhote esteja com a saúde em dia!

UM MÊS/AO NASCER

BCG ID - dose única

A BCG é uma vacina em dose única que previne contra as formas mais graves da tuberculose. Esta vacinação deve ser aplicada ainda na maternidade, nas primeiras doze horas de vida do bebê.

Anti-Hepatite B - dose única

Também é uma dose única e previne a hepatite B. Assim como a BCG, deve ser aplicada na maternidade durante as primeiras doze horas de vida do neném.

DOIS MESES

Pentavalente - 1ª dose

A primeira dose da vacina pentavalente previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser aplicada aos dois meses de vida.

VIP - 1ª dose

É uma vacina injetável contra a poliomielite. A primeira dose também deve ser aplicada quando o bebê tiver dois meses.

Vacina Oral do Rotavírus Humano (VORH) - 1ª dose

A primeira dose da vacina que previne contra a diarreia causada pelo rotavírus deve ser dada quando a criança completar dois meses de vida.

Pneumocócica Conjugada 10V - 1ª dose

Previne contra meningite, pneumonia, otite e outras enfermidades causadas pelo pneumococo. Também deve ser aplicada quando o bebê estiver com dois meses.

TRÊS MESES

Vacina Meningocócica C Conjugada - 1ª dose

Aos três meses de idade, o bebê deve receber a primeira dose da vacina meningocócica C conjugada, que protege contra a meningite.

QUATRO MESES

Pentavalente - 2ª dose

Quando o bebê fizer quatro meses, a segunda dose da vacina pentavalente deve ser ministrada. Esta vacinação previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B.

VIP - 2ª dose

A segunda dose da vacina injetável contra poliomielite também deve ser aplicada quando o bebê fizer quatro meses de idade.

Vacina Oral do Rotavírus Humano (VORH) - 2ª dose

Ao completar quatro meses, o bebê deve receber a segunda dose da VORH, vacina que previne contra a diarreia grave causada pelo rotavírus.

Pneumocócica Conjugada 10V - 2ª dose

Também aos quatro meses do bebê, ele deve receber a segunda dose da vacina pneumocócica conjugada 10V, que previne contra meningite, pneumonia, otite e outras enfermidades causadas pelo pneumococo.

CINCO MESES

Vacina Meningocócica C Conjugada - 2ª dose

Aos cinco meses, o neném deve receber a segunda dose da vacina meningocócica C Conjugada, que é uma proteção contra a meningite.

SEIS MESES

Pentavalente - 3ª dose

A terceira dose da vacina pentavalente deve ser administrada quando a criança completar seis meses de vida. Esta importante vacina previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

VOP - 1ª dose

Após o bebê tomar duas doses injetáveis da vacina contra a poliomielite, ele deve tomar a vacina oral contra a paralisia infantil (a famosa “gotinha”) quando completar seis meses de idade.

NOVE MESES

Febre Amarela - dose única

A dose única da vacina contra a febre amarela deve ser tomada quando a criança completar nove meses de idade. Porém, é importante saber que esta vacina pode ser administrada aos seis meses se a criança viver em uma área com risco de surto de febre amarela - mas apenas nestas situações.

Se você não vive em uma área considerada de risco, verifique com o pediatra do seu bebê se esta picadinha específica realmente é necessária.

DOZE MESES

Tríplice Viral - 1ª dose

Quando a criança completar um ano de idade, deve ser aplicada a primeira dose da vacina tríplice viral, que previne contra doenças graves como caxumba, rubéola, síndrome da rubéola congênita e sarampo.

Pneumocócica Conjugada 10V - reforço

Ao completar doze meses de idade, a vacina pneumocócica conjugada 10V deve ser aplicada como um reforço. Ela previne contra meningite, pneumonia, otite e outras enfermidades causadas pelo pneumococo.

Vacina Meningocócica C Conjugada - reforço

Outro reforço na vacinação que o bebê deve tomar ao completar cinco meses é da meningocócica C Conjugada, que é uma proteção contra a meningite.

QUINZE MESES

Pentavalente - reforço 

Ao completar um ano e três meses, o bebê deve tomar o reforço da vacina pentavalente. A quarta e última dose desta vacina é reforçada com DTP e previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

VOP - Reforço

Também aos quinze meses, a vacina oral contra a poliomielite deve ser administrada na criança, visando a evitar a paralisia infantil.

Hepatite A - Dose única

A dose única da vacina contra a Hepatite A deve ser aplicada quando a criança completar quinze meses de idade.

Tetra viral - Dose única

A vacina tetra viral, que previne contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba e catapora, deve ser aplicada quando a criança tiver quinze meses de idade.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao