logo Alô Bebê
 

Primeira consulta do bebê ao pediatra

 

Com o nascimento do bebê as consulta ao obstetra mudam de endereço e vão parar no pediatra. As dúvidas também mudam do que eu posso comer para o que o bebê pode comer, engordei demais para o bebê está engordando o suficiente. Mas não preocupe-se, tudo isso é muito comum nos consultórios pediátricos.

Segundo a pediatra Mariana Grigolleto, o ideal é que a primeira consulta do bebê ao pediatra ocorra nos primeiros sete dias de vida, mas ressalta se houver dificuldade na amamentação, o bebê deverá ser levado assim que sair da maternidade. “Idealmente, é recomendada a consulta pré-natal pediátrica, ou seja, antes do bebê nascer, ocasião em que os pais terão o primeiro contato com o futuro pediatra e receberão as orientações necessárias para se prepararem para o parto”, complementa.

É sempre bom lembrar, no primeiro ano de vida o bebê deverá ser levado mensalmente ao pediatra ou conforme o seu médico recomendar.

A escolha de um médico da sua confiança é determinante para garantir um bom acompanhamento do bebê. Mas é sempre bom ter um parâmetro sobre o que acontecerá nas consultas. De acordo com  a dra. Mariana o bebê é avaliado com um todo. “Nas consultas é verificado o calendário vacinal, alimentação, desenvolvimento neuropsicomotor adequado à idade, eliminações (fezes e urina), sono, avaliação de eventuais medicamentos em uso, estado emocional do bebê, dos pais e dos cuidadores, além do exame físico completo, incluindo peso, estatura, perímetro cefálico, pressão arterial e reflexo vermelho (teste do olhinho)”, explica.

Ainda que nas consultas seja avaliada a saúde e o desenvolvimento do bebê e muitas mães aproveitem esses momentos para esclarecer dúvidas, que não são poucas, a pediatra lembra que há algumas recomendações que devem ser dadas a todas as mães:

-Aleitamento materno exclusivo por 6 meses é a melhor e principal recomendação;
-Leve seu filho ao pediatra regularmente, comparecendo às consultas na periodicidade recomendada
pelo seu médico;
-Mantenha sempre as vacinas em dia;
- Utilize no seu filho apenas produtos recomendados pelo seu pediatra;
- Não utilize medicação sem expressa recomendação médica;
- A higiene do bebê deve ser feita com algodão e água. Em seguida, secar bem o local e utilizar os cremes de barreira (preventivos) conforme orientação do seu pediatra;
- As hastes de algodão não devem ser utilizadas na higiene interna dos ouvidos, apenas para secagem da região externa (pavilhão auricular), que podem ser substituídas por uma fralda macia;
- O coto umbilical deve ser higienizado após a troca de fraldas com álcool a 70 %, até sua queda.
- Observar alterações e, em caso de dúvida, consultar seu pediatra para adequada avaliação e orientação.

A pediatra comenta que é absolutamente comum as mais diversas dúvidas, incertezas e inseguranças das mães, sobretudo, daquelas de primeira viagem. Lembra o caso de uma mãe que foi agoniada ao consultório dizendo sentir muita dificuldade em lembrar qual seio havia oferecido ao bebê por último e contou que andava com um caderninho na bolsa para anotar o último seio ofertado e não repetir a mesma mama, numa próxima consulta a mãe chegou feliz com a solução que havia encontrado: colocar uma pulseirinha no braço correspondente a última mama oferecida ao bebê.

As dúvidas, histórias podem ser as mais diversas e sobre os mais variados assuntos, o importante é compartilhar e buscar soluções para quaisquer que sejam.

*A Dra. Mariana é pediatra e atende na Clínica Doctor Kids