Preparar o lanche para escola
Cinco vezes por semana, quatro semanas por mês, oito meses por ano. Preparar um lanche saudável para escola e ao mesmo tempo apetitoso, para as crianças, todos os dias, não é tarefa fácil. A regra mais importante para o lanche escolar das crianças é juntar um pouco de informação sobre o valor nutricional dos alimentos, criatividade e respeito às preferências das crianças, com uma boa dose de bom senso.
Enquanto eles ainda são pequenos, especialmente na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, a qualidade do lanche para escola depende do seu preparo em casa.
Afinal, o lanche para escola vai na lancheira e não é comprado em cantinas e lanchonetes. Muitas vezes, se depender da vontade das crianças, o sanduíche natural será substituído por um cheeseburguer, a fruta por um salgado e o suco natural por refrigerante.
Algumas dicas são valiosas no cuidadoso processo de elaboração do lanche para escola. Tudo começa com os hábitos adquiridos em casa. A boa educação alimentar parte quase sempre dos bons exemplos oferecidos pelos adultos admirados. Mas, não é o suficiente.
Vitamina, cálcio e energia no lanche para escola
Em primeiro lugar, ao preparar o lanche para escola, não valem proibições rígidas. O melhor é estabelecer limites e negociar um dia para as guloseimas. No lanche para escola básico não podem faltar vitamina C (auxiliar na absorção do ferro dos outros alimentos), cálcio e alimentos energéticos.
Fruta é sempre uma opção saudável para o lanche escolar, mas deve ser fresca e inteira para não comprometer o valor nutritivo. Os sucos de fruta também têm seu lugar e, nesse caso, os nutricionistas até admitem aqueles de caixinha, industrializados. Se preparado em casa, o suco de fruta deve ser acondicionado numa garrafinha térmica. Para substituí-los, a opção são os iogurtes ou achocolatados.
Pão com queijo, bolo de cenoura, barra de cereais, pão de queijo e, claro, algumas (poucas) bolachas completam o lanche para escola. Tudo balanceado.
É sempre bom lembrar que, a partir do primeiro ano de idade, o consumo diário de calorias pela criança varia entre 70 e 110 para cada quilo de peso.
A tabela mostra o valor calórico de alguns alimentos que deveriam ser evitados no lanche para escola:
Valores Calóricos:
Porção média de batatas fritas 233 cal
Cachorro-quente 300 cal
Coxinha 270 cal
Empada 256 cal
Quibe Frito 180 cal
Pacote de Cheetos (grande) 348 cal
Bombom Sonho de Valsa 130 cal
Copo de Coca-Cola (200 ml) 78 cal
Duas unidades de Bis 8 cal
Um biscoito de chocolate Bono 66 cal