logo Alô Bebê
 

Por que é importante esterilizar todos os utensílios do bebê?

Esterilizando os objetos do bebê

Muitos pais têm um hábito: sempre esterilizam os mais variados utensílios comprados especialmente para os bebês. Entretanto, será que isso é mesmo fundamental? Veja:

Esterilizar é a melhor forma de assegurar a higiene

É realmente necessário esterilizar todos os utensílios dos bebês com idade até três meses de idade. Isso porque, durante seus primeiros meses de vida, seu sistema imunológico ainda não está desenvolvido, o que facilita a aquisição de infecções. As infecções infantis infelizmente ainda são bastante comuns e podem ocorrer devido a simples descuidos, como lavagem errada dos utensílios do bebê, pelo desenvolvimento de bactérias em um restinho de leite que ficou na mamadeira, etc. Sendo assim, depois de lavar os utensílios do bebê com água e sabão neutro, o ideal é fazer a esterilização para afastar o risco de que contenham qualquer bactéria. Nos primeiros meses de vida, até mesmo os brinquedos de borracha do bebê devem ser esterilizados.

Como fazer a esterilização?

Antes de começar qualquer esterilização, lave bem suas mãos. Depois de terminar o procedimento, guarde os utensílios limpos em local adequado e fechado para protegê-los de poeira, insetos etc. Você pode guardá-los dentro de um recipiente plástico com tampa ou cobrir com um guardanapo seco e limpo.

Quanto ao processo de esterilização em si, existe a esterilização quente (a mais comum) e a esterilização fria.

Na esterilização quente podemos encontrar 3 métodos:

Esterilização por fervura

É o método mais acessível e barato, apesar de ser trabalhoso, por conta de cada objeto possuir um tempo de esterilização.

As tetinas e chupetas não devem ser fervidas mais de 3 minutos, de modo a evitar o seu envelhecimento antes do tempo.

As mamadeiras devem ser fervidas durante pelo menos 12 minutos. Os acessórios devem estar submersos e só devem ser colocados no recipiente para esterilizar quando a água estiver fervendo.

Esterilização por micro-ondas

É um método prático e rápido. Inclusive, existem à venda recipientes apropriados para esterilizar as mamadeiras e chupetas no eletrodoméstico. Ao comprá-los, leve em consideração o tamanho do seu micro-ondas e do esterilizador. Respeite sempre o tempo e a temperatura aconselhada pelo fabricante, de modo a obter uma esterilização eficaz.

Esterilização pelo vapor

É o método mais aplicado em hospitais e laboratórios. É necessário adquirir o aparelho próprio e seguir rigorosamente as indicações do fabricante. Há à venda esterilizadores a vapor, elétricos ou para serem colocados no micro-ondas. A grande vantagem dessa técnica, encontra-se no fato dela ser menos agressiva para os objetos, prolongado assim maior tempo de duração dos mesmos.

Infelizmente a desvantagem é que exige um grande investimento inicial, uma vez que tais utensílios possuem preços elevados no mercado.

O processo de esterilização a frio, é feito com o uso de soluções químicas, levando portanto, o nome de esterilização química:

Trata-se de um método pouco usado porque, além de ser necessário comprar a solução química, não garante uma esterilização rigorosa como nos mencionados anteriormente. Tem a desvantagem de requerer um manuseamento rigoroso da solução, de modo que os objetos esterilizados não sejam nocivos para o bebê. A solução pode ficar em contato com os objetos esterilizados, garantindo a esterilização por 24h. A esterilização química é vantajosa para esterilizar alguns utensílios e brinquedos que não resistem a altas temperaturas.

Até quando esterilizar os objetos do bebê?

Quando o bebê chega aos quatro meses, seu sistema imunológico já está mais forte e o contato com determinados objetos ajudam a fortalecer ainda mais as defesas do pequeno. Sendo assim, não é mais necessário esterilizar os utensílios do bebê diariamente, e sim de 15 em 15 dias.

Seu bebê já está com seis meses? Então você já pode colocar seus utensílios para serem lavados em uma lavadoura de louças comum. Mas, de tempos em tempos esterilize chupetas e mamadeiras.