logo Alô Bebê
 

Organizar festa de aniversário da criança

Há alguns anos fazer uma festa de aniversário de criança era uma coisa muito complicada e que exigia muito planejamento, organização e dinheiro para que nada saísse errado. Convites, bolo, salgadinhos, docinhos e lembrancinhas acabavam sendo feitos pelas próprias mães. Para entreter a criançada não tinha muita escolha, palhaço, mágico ou teatrinho eram as opções da época.

Existia um ou outro "salão de festas" que custava uma fortuna, os precursores dos buffets, onde existiam aquelas decorações de festa infantil, com uma grande mesa, repleta de bonecos de pelúcia, em espumas ou em isopor, que as crianças sequer podiam pôr a mão. Fazer o bolo e os docinhos, arrumar a mesa, encher as bexigas, providenciar as lembrancinhas, cuidar da música, entreter os convidados, tirar fotos, enfim, pode até ser divertido! 

Mas não é todo mundo que tem pique para organizar uma festa aniversário de criança. Para evitar todo esse estresse, que tal fazer a festinha do seu filho em um buffet infantil?

Atualmente este setor aumentou muito, transformando São Paulo na capital dos buffets infantis, oferecendo inúmeras opções de festas e temas para todos os bolsos. A vantagem de contratar uma destas empresas é que você não vai precisar se preocupar com nada. Elas oferecem todos os tipos de serviços e diversões para que a festa do seu filho seja um verdadeiro sucesso.

Festa de aniversário de criança no Buffet

Antes de se decidir pela escolha de um buffet infantil especializado, tome alguns cuidados: área disponível, localização, tipo de brinquedos, qualidade da comida, eficiência dos funcionários, segurança, manobristas. Use o bom senso na hora de visitar o local.

  1. Busque recomendação com os amigos e parentes. Vá até o buffet e verifique as instalações da empresa, veja se há também a possibilidade de degustação dos salgadinhos e docinhos, para que na hora da festa não haja surpresas.

  2. Verifique as variedades e quantidades de bebidas e alimentos que serão oferecidos e, principalmente, que tudo o que foi combinado conste por escrito no contrato (isso vale para qualquer tipo de serviço: decoração, filmagem, fotografias, recreação, etc.).

  3. Pergunte no buffet sobre alguma restrição quanto à decoração (fixação de painéis, balões, mesas, etc.), recreação (pula-pula), fontes de energia (para fotos e filmagens), bem como os horários para montagem e desmontagem.

  4. Certifique-se da capacidade de suporte do cerimonial (quantidade de convidados) levando em conta o espaço que será ocupado com a decoração e recreação. Lembre-se que sua lista pode aumentar até o dia da festa.

Dicas para a festa de aniversário de criança

  • O horário mais indicado é aquele em que seu filho está acostumado a brincar, ou seja, nos momentos em que ele está descansado, de bom humor.

  • Ao escolher o cardápio da festa de aniversário da criança, leve em conta o paladar infantil.

  • Evite locais com escadas, janelas baixas e brinquedos perigosos. Segurança é um dos pontos principais.

  • O ideal é que todos os convidados tenham a mesma faixa etária, mas se isso não for acontecer, o melhor será preparar brincadeiras diferenciadas para cada grupo.

  • Os buffet de porte médio comportam até 130 pessoas e os pequenos não mais do que 90 convidados. Lembre-se de que neste total estão incluídos as crianças, seus pais e babás. Não se esqueça de contar, também, sua própria família, bem como os avós e tios.

  • Procure escolher buffet próximos à sua casa ou à escola das crianças. Durante a semana, é muito difícil fazer com que as mães saiam da escola e levem seus pequenos para o outro lado da cidade.

Com tantos buffet disponíveis, decidir por um deles não é uma tarefa fácil. Procure ter referências de outras mães ou amigas. Quando levar seus filhos a alguma festa de aniversário de criança, observe todos os detalhes, como limpeza dos banheiros, eficiência dos serviços e a animação das crianças.

Se depois de tudo isso ainda você tiver dúvidas, saiba que, hoje já é possível fazer uma festa em casa com todas as atrações que os buffet oferecem, sem que o preço mude em função do número de convidados. Se seu filho deseja brincadeiras especiais e específicas, faça as contas e veja se é mais vantajoso fazer a festa em casa.