logo Alô Bebê
 

Músicas para dormir: entenda porque seu bebê precisa desse carinho

músicas para dormir

Nana nenê que a cuca vem pegar...” Você costuma cantar essa ou outras canções para ajudar o seu filho a dormir? Se ainda não, é hora de colocar músicas para dormir, pois elas são muito importantes para as noites dos pequenos.

Cientificamente falando, desde a gestação certas frequências das ondas sonoras atingem áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado, pelo relaxamento e pela memória, em especial a música clássica.

As músicas têm capacidades muito especiais na hora do sono: elas se ligam ao inconsciente, ativam o imaginário e embalam o sono. Para além disso, elas influenciam positivamente na qualidade de vida, no bem-estar e na conexão dos pequenos com a família.

As canções para a hora do sono podem ser tocadas no celular ou em CDs, ou então a própria mamãe ou papai podem cantá-las para ninar os pequenos e até mesmo enquanto eles dormem. Não é preciso ter uma boa voz para isso: a seu filho se sentirá confortável com uma voz familiar.

Entenda a importância do sono para os bebês

Fazer com que os pequenos durmam feito anjinhos é uma dificuldade de muitas famílias, incluindo ou não as músicas no ritual noturno.

No entanto, o sono é muito importante para as crianças. É durante esse momento que os hormônios do crescimento agem e os aprendizados diários são fixados no cérebro, o que impacta diretamente no desenvolvimento infantil.

A privação do sono causa prejuízos para os pequenos. Você já deve ter percebido que seu filho fica muito mais irritado e sonolento quando não dorme bem, e, além disso, ele tem dificuldades para prestar atenção, se concentrar e memorizar, um verdadeiro problema para as crianças em idade escolar.

Até o terceiro mês de vida, é muito comum que os bebês troquem o dia pela noite, pois eles ainda estão se adaptando à vida fora do útero. Conforme crescem, a situação tende a melhorar, mas, se a criança apresentar ronco, terror noturno, outros distúrbios do sono, é preciso investigar com auxílio médico.

Veja dicas de músicas para dormir 

O mais importante ao escolher as músicas para dormir é prestar atenção ao comportamento infantil. Certas canções podem deixar a criança mais agitada em vez de relaxada, o que atrapalhará o descanso.

Outra boa dica para o ritual do sono é evitar mudanças bruscas, repetindo sempre a mesma música ou a mesma sequência de música para que o pequeno se acostume com esse momento em vez de deixá-lo encarar situações inesperadas.

Por isso, você pode testar uma variedade de estilos para obter o efeito desejado com o seu filho, como as opções a seguir:

Acalanto pra Você – Palavra Cantada

A música faz parte do primeiro álbum desse renomado grupo infantil, “Canções de Ninar”. É uma renovação de uma clássica cantiga que aborda com muita delicadeza a noite, o sono e o acalanto que os pequenos precisam para pegar no sono.

Espatódea – Nando Reis

O compositor fez essa música em homenagem a sua filha Zoé, porém todas as mamães vão se identificar com os versos serenos que declaram o amor aos pequenos, como “meu mundo não teria razão se não fosse a Zoé”.

Os Saltimbancos – Chico Buarque

A fábula “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, foi musicalmente adaptada por Chico Buarque no projeto Os Saltimbancos como uma alegoria política, porém, os temas remetem ao lúdico universo infantil, com melodias leves e relaxantes para o sono infantil.

Skyfall – Adele

Após ter o seu primeiro filho, a cantora, conhecida por sua bela voz, lançou um projeto especial e transformou seus principais sucessos, como Skyfall, em canções de ninar. A música, que fala sobre superação, companheirismo e esperança, também tem uma melodia linda.

Ruído branco

Esse tipo demúsica para dormir na verdade trata-se de um barulho que contém todas as frequências na mesma potência, como o som da chuva. Ele é ideal para disfarçar e abafar outros sons do ambiente, como o barulho do trânsito, que impedem que o pequeno caia no sono.

Acorda que você já sabe a importância da música para dormir, aproveite para seguir nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e acompanhar dicas e informações sobre produtos e cuidados para bebês!