logo Alô Bebê
 

Músicas para bebês: o que o seu filho pode ouvir para relaxar?

Músicas para bebês

Com certeza você gosta de curtir um som de vez em quando e relaxar. O seu bebê também é um grande fã de música e da descontração que ela proporciona, embora ainda seja muito pequeno para escolher as canções favoritas.

As músicas fazem bem em todas as etapas da vida. Desde quinto mês na barriga da mamãe, o bebê desenvolve a audição e é capaz de reconhecer alguns sons, como a voz dos pais, ficando mais agitado ou mais calmo no útero. Conforme ele cresce, é possível notar várias reações em relação aos estímulos sonoros.

O envolvimento entre música e bebês tem sido estudado há muitos anos. Várias constatações já foram realizadas, todas muito benéficas para o desenvolvimento do pequeno. Conheça quais são algumas delas:

- Para os bebês prematuros, o contato musical pode ajudá-los a ganhar peso mais rápido e aprender o movimento de sucção.

- Recém-nascidos são capazes de se lembrar de canções tocadas enquanto eles estavam no útero até os quatro meses de vida.

- Bebês de cinco meses já são capazes de identificar uma música triste de uma música alegre.

- As canções ajudam o pequeno a adquirir vocabulário, incentivando a linguagem.

- Cantar músicas e tocar instrumentos estimula áreas do cérebro que serão acionadas futuramente em funções relacionadas aos cálculos matemáticos e leitura de textos.

- Os pequenos aprendem a interpretar textos graça ao desenvolvimento da memória operacional, que faz com que eles prestem atenção na música e absorvam a mensagem e o sentimento abordados.

- Ouvir música trabalha a coordenação motora, pois os ritmos musicais serão reproduzidos com movimentos corporais.

- Tocar um instrumento (mesmo sem dominá-lo) exercita a coordenação motora e o raciocínio, além de aumentar a sociabilidade do pequeno.

Músicas para o bebê relaxar

Não existe uma regra quando se trata de música para bebê: seu filho não precisa ouvir apenas música clássica ou aquelas feitas especialmente para o público infantil, que você provavelmente já está cansada de ouvir. Na verdade, quanto mais variados os estilos, melhor, pois o cérebro fará mais conexões neurais.

Lembre-se que músicas agitadas não costumam relaxar o pequeno! Por outro lado, não adianta colocar um som que você não suporta: para a experiência ser ainda mais especial, você deve vivenciar as sensações do momento com o seu filho.

As músicas para o bebê dormir ou apenas se acalmar obrigatoriamente devem ser ouvidas em volume baixo, pois a audição dos pequenos ainda é muito sensível. Se a ideia é realmente colocar o pequeno para dormir, é preciso desligar o estímulo sonoro após colocá-lo no berço.

A seguir, você conhecerá algumas músicas para bebê bem diferentes do que o pequeno está acostumado, mas que também que podem ajudar a relaxar por alguns minutos. Veja a seleção que a Alô Bebê preparou:

Aquarela

O compositor Toquinho é o responsável por uma das músicas para bebê mais conhecidas no Brasil, que estimula a imaginação em um ritmo tranquilo para embalar o boa noite do seu pequeno.

Ritmo da chuva

Embora tenha surgido no auge da Jovem Guarda, Ritmo da Chuva já foi regravada por diversos artistas. Dica: prefira as vozes femininas como a de Fernanda Takai, pois elas são as favoritas entre os bebês.

Pra você guardei o amor

Além de ser uma emocionante declaração de amor para o seu filho, a música de Nando Reis possui tons baixos ideais para que o pequeno possa se acalmar. Só evite as versões ao vivo que podem surpreender com gritos e aplausos.

My little girl

Jack Johnson é conhecido por suas composições relacionadas à natureza, e My Little Girl, que vem de um álbum chamado “To the sea”, passa a sensação de um ambiente acolhedor. Experimente ouvir com sua menininha!

Frozen

Foto divulgação

Let it go

A música mais famosa do filme “Frozen” é uma boa opção para embalar seu pequeno, mas não esqueça de procurar uma versão estilo caixinha de música ou reduzir o volume na hora do agudo refrão.

Someone like you

Apesar de não ser uma canção muito alegre, é essencial colocar seu filho em contato com diversas sensações musicais. A cantora Adele pode ajudar nessa missão, pois sua voz é doce e seu ritmo é tranquilo.

Imagine

Clássico de John Lennon, essa música suave e repleta de bons desejos vai deixar o seu pequeno extremamente relaxado. Em outra oportunidade, tente apresentar The Beatles para ele, pois a banda faz sucesso com as crianças!