logo Alô Bebê
 

Mordedor para bebê: tudo o que você precisa saber antes de adquirir

Mordedor para bebê

Um dos primeiros brinquedos pelo qual o bebê demonstra interesse e um verdadeiro aliado da dentição infantil, o mordedor é um item que o pequeno tem que ter.

Assim como tudo o que vai entrar em contato com a boca do bebê, é muito importante que o objeto seja ideal para ele.

Por volta dos 6 meses de idade, os dentinhos do bebê começam a aparecer, rompendo a gengiva e causando dor e coceira na boca das crianças.

Durante esse período, o bebê sente necessidade de morder mais e de forma constante, para ajudar a rasgar a gengiva e aliviar a coceira.

Nem sempre as mamães conseguem aliviar o incômodo, e é aí que entra em ação o mordedor para bebê.

Esse brinquedo, ainda, ajuda o pequeno a treinar e fortalecer a musculatura necessária para a mastigação dos alimentos e a explorar o mundo, devido a diferentes formatos, texturas e cores do objeto.

Como o mercado está cheio de opções de mordedores, é preciso de cuidado redobrado para que o brinquedo seja seguro e confortável para o seu bebê.

Saiba o que levar em conta antes de comprar o mordedor do pequeno:

- É obrigatório que o brinquedo possua o selo de aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que garante que o produto é seguro e atóxico para os bebês.

- Fique atenta a faixa etária recomendada para o produto. A informação é essencial para que o mordedor seja usado corretamente em relação ao seu tamanho, material e pegada.

- Como os pequenos ainda não têm a coordenação motora bem desenvolvida, prefira os modelos mais longos, que são mais fáceis de segurar com as mãos e colocar na boca ao mesmo tempo.

- Mordedores podem ser feitos de borracha, silicone, vinil, tecido ou em gel. Este último é o mais adequado para aliviar as dores e as coceiras provocadas pelo nascimento dos dentes.

Coloque o brinquedo na geladeira antes de oferecer à criança, pois a baixa temperatura funciona como um anestésico para a gengiva.

- Esse item deve ter pouco peso, pois, como as crianças costumam jogar tudo no chão, será possível evitar estragos. Dessa forma você também impede que o mordedor se torne uma ameaça na briga entre irmãos.

- Brinquedos de cores contrastantes são ideias para estimular a visão do bebê, que ainda está se aperfeiçoando.

- Os mordedores com apitos e sons diversos permitem estimular o ouvido dos bebês nos primeiros meses e ajuda-os a compreender a relação causa-efeito entre o manuseio do objeto e o barulho emitido.

- Alguns mordedores possuem aromas naturais ou artificiais que podem irritar e causar alergias no seu bebê. Adquira os que possuem menos odores e fique de olho na aceitação e na saúde do bebê após o primeiro contato com o brinquedo.

- Existem opções que vêm com cerdas macias que prometem ajudar na higiene bucal das crianças. O produto até pode ser usado após o nascimento do primeiro dente, mas lembre-se que ele não substitui a escovação diária.

Cuidados de higienização com os mordedores para bebês

Higienização do mordedor

Como o mordedor é desenvolvido especialmente para ir à boca das crianças, é muito importante que você faça a higienização regular e correta do brinquedo.

Antes mesmo do primeiro uso o brinquedo já deve ser esterilizado, pois alguns sequer vêm em embalagens lacradas.

Na fase em que os dentinhos estão nascendo, seu filho provavelmente vai procurar o mordedor com mais frequência e o contato com o objeto será diário.

Por isso, a limpeza deve ser feita todos os dias, exceto no caso dos produtos feitos de tecido, que podem ser higienizados uma vez por semana.

Se a frequência de uso diminuir, a limpeza semanal ou quinzenal já será suficiente para manter os germes bem longe.

A melhor forma de higienizá-los é com água e sabão neutro. No caso dos produtos emborrachados, use um pano úmido para isso ou deixe-os imerso sob a água por alguns minutos.

Se eles forem ocos por dentro, use apenas o pano, para evitar a proliferação de bactérias e fungos em seu interior. Já os mordedores de tecido podem ir à lavadora, junto com as demais roupinhas do bebê, e devem secar ao sol.

Se você estiver em sua casa e o brinquedo cair no chão, não é preciso fazer a limpeza novamente antes de devolvê-lo ao bebê.

No entanto, se você estiver em um local público, higienize o objeto mais uma vez. Nesses casos, é melhor sair de casa com um brinquedo reserva na mala do bebê para que o pequeno não fique sem a sua distração.