logo Alô Bebê
 

Frio, chuva e calor: como garantir a saúde da garotada com tanta alternância de temperatura?

criança no médico

Sabe aquele papo de haver as quatro estações do ano em um mesmo dia? De manhã faz frio, na hora do almoço aquele calorão e à tarde esfria de novo, começa a chover e a ventar... Em algumas localidades, a situação é real, deixando muitas mamães sem saber o que fazer quando as crianças vão passar o dia fora de casa, já que as mudanças bruscas de temperatura afetam os pequenos, principalmente os que têm algum tipo de alergia.

A alternância das temperaturas é consequência do aquecimento global, provocado pela emissão de gás carbônico, que hoje estão em níveis bastante elevados. Se o seu pequeno ainda não sabe o que isso significa, você pode aproveitar esses dias de tempo “maluco” para explicar sobre as causas desse fenômeno, assim ele aprende a se prevenir e a proteger o meio ambiente.

O clima tem um efeito profundo sobre nossa saúde e bem-estar, e está diretamente relacionado a mudanças nas taxas de natalidade, surtos de pneumonia, gripe e bronquite. No frio, o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido o que, consequentemente, reduz a capacidade de defesa do organismo humano. Além disso, ambientes fechados com um número grande de pessoas facilita a proliferação de vírus, principalmente aqueles que afetam as vias respiratórias. Já o calor está diretamente associado com a desidratação, pois o corpo precisa perder água para regular sua temperatura, além dos cuidados que é necessário ter para que a pele não sofra com a radiação solar.

Agora, imagina o que o frio e o calor no mesmo dia não fazem com o nosso organismo? Mudanças bruscas de temperatura são as principais causas de baixa imunidade, que aumenta o risco de doenças nas crianças. É por isso que, segundo os especialistas em saúde, crianças e idosos devem ter um cuidado especial nestes dias.

Para manter os seus filhos saudáveis mesmo quando a amplitude térmica for muito alta, é muito importante ficar atenta com a adequação entre a temperatura ambiente e a roupa que as crianças estão vestindo, pois se elas estiverem mal agasalhadas, podem sofrer com o frio e o vento, e se passarem calor devido ao excesso de peças de roupas, elas ficam suscetíveis à desidratação. Ao sair de casa, antes de levar os pequenos para a escolinha, os papais precisam deixá-los bem agasalhados, de preferência com várias camadas de roupa, como camiseta de algodão, suéter de malha e casaco de moletom, ou então enviando uma roupa mais leve na mochila para vestir na hora do almoço e no resto da tarde. Quando for buscá-lo, leve uma touca e coloque de volta os agasalhos para evitar o sereno, pois esse é o horário em que faz mais frio. Você também precisa orientá-lo sobre a necessidade de vestir as roupas que deixam o corpo aquecido, pois é comum que, enquanto brincam, as crianças mal sintam frio.

Além disso, é fundamental que elas tomem bastante água, independente da temperatura do ambiente, para que elas fiquem bem hidratadas, e consumam alimentos saudáveis, com proteínas e vitaminas, como um lanche natural e uma fruta durante o lanche. Também é recomendável levar seus pequenos para tomar a vacina da gripe, oferecida gratuitamente nos postos de saúde da sua cidade, assim elas ficam imunes à doença e aos seus desconfortáveis sintomas.

Nos pequenos, as principais queixas acontecem quando as temperaturas caem. Tosse, espirro, nariz entupido, conjuntivites e dor de garganta são as situações mais comuns, enquanto que, nos recém-nascidos, pode haver obstruções nasais, resfriados, laringites e quadros alérgicos. Para evitar que os pequenos sofram com a mudança climática repentina do dia a dia, confira mais algumas dicas para manter a saúde da garotada:

- Ofereça bastante líquido para as crianças se mantenham bem hidratadas e converse com elas sobre a necessidade de beber água na escola, na casa dos amiguinhos ou no clube.

- Abuse do filtro solar nas partes do corpo que ficam expostas ao sol, independente do clima. Lembre-se de usar produtos específicos para a pele infantil.

- Evite levar os pequenos a lugares com aglomeração de pessoas ou fechados, como salões de festa ou hospitais. Esses ambientes tendem a disseminar vírus que podem adoecê-los.

- Cuidado onde houver ar condicionado, principalmente se a criança estiver chegando de um lugar quente para evitar o choque térmico. Também é necessário conferir se a limpeza está em dia.

- Procure deixar a casa sempre ventilada e permita que o sol entre durante uma parte do dia, principalmente nos locais que o seu filho mais frequenta.

- Cuide da alimentação da garotada. Ofereça frutas, legumes, proteínas e fibras todos os dias e insista para que eles comam.

- Lave roupas, cobertores, edredons e casacos que estiverem guardados há muito tempo, pois podem ter acúmulo de poeira e ácaros, que provocam irritações e alergias.

- Evite sair com as crianças entre o final da tarde e o início da noite, pois a queda brusca de temperatura e o sereno são mais intensos nessa hora. Se não tiver jeito, agasalhe-os bem.

- Se o nariz do pequeno estiver obstruído, faça inalação com soro fisiológico. Se a situação acontecer com frequência, procure um médico.

- Nunca medique o seu filho por conta própria. Caso ele apresente algum sintoma de doenças típicas, recorra ao pediatra.