Está grávida de gêmeos? Tudo o que você precisa saber
Ter gêmeos é sinal de sorte. Se a afirmação for verdadeira, a cantora Beyoncé é uma das novas sortudas, pois anunciou em sua conta no Instagram que “a família vai crescer por dois”, uma surpresa para todos os seus fãs. Assim como no caso dela, para as mamães, a gestação de dois bebês traz intensa felicidade, mas pode levar a insegurança, pois provoca ainda mais preocupações do que uma gravidez comum.
A única forma de confirmar a gestação múltipla é realizando um exame de ultrassom. Ao descobrir, a primeira reação é de choque, e depois vem o pensamento de medo e apreensão, pois cuidar de duas crianças não é tarefa fácil. No entanto, com muito cuidado, carinho e atenção é possível ter uma gravidez tranquila e filhos saudáveis e felizes por toda a vida. Saiba como começar:
SINTOMAS
Os sintomas da gravidez de gêmeos normalmente são mais intensos do que ode apenas um filho. As náuseas e os vômitos podem ser piores devidos aos níveis mais altos de hormônio na gestação gemelar. Além disso, os altos níveis de progesterona no início da gravidez podem provocar falta de ar e, à medida em que os meses vão passando, a sensação aumenta devido à pressão que os bebês fazem sobre o diafragma. Inchaço e câimbras também são mais recorrentes em uma gravidez de gêmeos. Para aliviar, o mais indicado é a prática de exercícios físicos e realização de drenagem linfática, com a orientação do obstetra, além de uma dieta saudável.
Os pequenos sangramentos que podem acontecer no início da gravidez são mais frequentes, embora não representam necessariamente um problema. Caso venham em grande quantidade e acompanhados de cólica, podem indicar uma complicação, portanto, não hesite em procurar seu médico imediatamente!
No final a gestação, é comum sentir mais dores nas costas e no quadril, já que o peso do corpo da mamãe aumenta muito e acaba afetando as articulações. Se for um grande incômodo, é preciso acionar o médico.
PRÉ-NATAL
O pré-natal de uma grávida de gêmeos é mais rigoroso, pois é necessário realizar exames constantes, principalmente os ultrassons. O objetivo é verificar a posição dos bebês no útero e o crescimento de ambos, analisar a situação do colo uterino, além de identificar desde cedo complicações.
Quando os bebês estão ligados à mesma placenta (monocoriônicos), o risco de complicações é maior e, portanto, realizar um pré-natal ainda mais cuidadoso é fundamental. Além disso, a gravidez múltipla faz com que a mamãe tenha mais chances de apresentar pressão alta, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Por isto, não deixe de ir ao obstetra nem de acompanhar a sua pressão arterial.
OS PRIMEIROS CHUTES
A maioria das grávida de gêmeos sentem antes os primeiros chutes. No entanto, os movimentos dos bebês no útero da mamãe são um sinal de que tudo vai bem com eles. Os primeiros movimentos dos bebês únicos podem ser sentidos entre a 18ª e 20ª semana. Já no caso dos gêmeos, os chutes podem ser sentidos entre a 14ª e 16ª semana.
CANSAÇO E SONOLÊNCIA
Para carregar dois bebês o corpo precisa utilizar o dobro de energia. Portanto, é normal que a mamãe que espera gêmeos se sinta mais cansada e sonolenta do que uma gestante de um bebê único. É fundamental repousar e ouvir as necessidades do corpo, já que o organismo deve gerar energia suficiente para o desenvolvimento de dois bebês. O repouso também é indicado para incentivar o crescimento dos fetos e reduzir os riscos de complicações, como o parto prematuro.
ALIMENTAÇÃO
Os cuidados com a alimentação durante uma gestação de gêmeos também devem ser redobrados. É completamente normal que a mamãe engorde muito mais. Para não passar do limite recomendado pelo médico, é importante se alimentar de maneira saudável e realizar exercícios físicos regularmente.
Aumentar a quantidade de frutas, cereais integrais e legumes é imprescindível para que a gestante receba mais vitaminas e sais mineras e evite a prisão de ventre. O consumo de ácido fólico também deve ser aumentado. Isto porque a vitamina B6 presente em alimentos como as verduras escuras, lentilha, frutas cítricas e outros previne a má-formação dos bebês. Se for necessário, o médico vai indicar medicamentos para fazer a suplementação. Além disso, é importante consumir alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, a sardinha, semente de linhaça e nozes, pois eles ajudam no desenvolvimento do cérebro dos pequenos. Alimentos ricos em ferro, como a carne vermelha magra, vegetais de folhas verdes e feijão vão prevenir a anemia, que pode acometer facilmente com uma grávida de gêmeos.
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Os exercícios físicos durante a gravidez de dois pequenos são extremamente benéficos, desde que haja cuidado e acompanhamento de um especialista na modalidade que será praticada. Atividades como caminhadas, natação, yoga, pilates e hidroginástica são as mais recomendadas, já que não precisam de tanto esforço físico, mas ainda assim ajudam a controlar o peso, facilitam o trabalho de parto e auxiliam na recuperação mais rápida da gestante após o parto.
Em alguns casos, o obstetra pode recomendar a diminuição ou proibição da atividade física, de acordo com o estado de saúde da gestante e dos bebês. Você deve agir de acordo com a orientação, pois, após a gravidez, terá muito tempo para praticar.
PARTO
O parto cesariano é mais comum em gestação gemelares do que o parto normal, embora ele também seja possível. Para que o parto normal ocorra, os bebês devem estar na posição correta e a gestante não pode apresentar nenhum tipo de patologia, como diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia. O que difere o parto normal de uma gestação gemelar do de uma gestação comum é que, inicialmente, apenas um dos bebês fica encaixado. Quando ele nasce é que o outro se ajeita e se prepara para o nascimento.
Entre 50% e 60% dos partos de uma gestação gemelar são prematuros! Fique atenta se achar que está em trabalho de parto: peça para que alguém a leve ao hospital e contate seu obstetra no caminho. Outra possibilidade é que o seu filho nasça na 37ª semana ao invés da 40º, quando já não é mais considerado prematuro.