logo Alô Bebê
 

Espírito de aventura das crianças

 

Brincar é a ação favorita de todas as crianças e, nessa hora, o que não falta é criatividade. Vai longe o tempo em que só se brincava de cobra-cega, pega-pega e esconde-esconde. Agora a moda é praticar esportes e atividades radicais. E não faltam opções para a garotada com espírito de aventura se divertir na cidade ou no interior de São Paulo.

Uma das atividades favoritas das crianças com espírito de aventura é a parede de escalada. Trata-se de uma estrutura metálica de 90 graus com agarras que são os pontos de apoio utilizados para o escalador fazer ascensão da parede. A criança é amarrada a uma corda de segurança presa na cintura. Orientada por um instrutor, ela deve subir um pino de cada vez com o apoio das mãos, até chegar ao topo. O esporte é considerado seguro e é indicado para qualquer idade. Esta diversão tornou-se um dos passatempos preferidos de Breno, 6 anos. Apesar da pouca idade, o que não lhe falta é disposição, coragem e espírito de aventura. A primeira vez que ele escalou foi aos 4 anos em uma festa num buffet infantil, a partir deste dia, passou a frequentar shoppings e locais que oferecem a prática do esporte.

Pai de Breno, Sandro Costa, acredita que o gosto do filho pelo esporte é resultado da adoração que ele tem por filmes e revistas infantis do Homem Aranha, personagem em quadrinho que ficou famoso por subir paredes e edifícios. "Não é só em paredes que Breno gosta de imitar seu ídolo, camas, estantes e sofás também viraram motivos de diversão", lembra Costa. E o garoto ainda revela, "minha próxima aventura será andar de Kart com o meu pai."

O espírito aventureiro de Breno também fala mais alto na hora de pensar o que quer ser quando crescer. Embora seja um pouco cedo para escolher uma profissão, ele já arrisca um palpite e diz que quer ser bombeiro, viver nas alturas, como o Homem Aranha.

Guilherme, 8 anos, também tem espírito de aventura e gosta de brincadeiras que proporcionam adrenalina. Por ele, todo fim de semana, estaria em um parque de diversões. Um dos seus brinquedos preferidos é o Jambalaia, no Hopi Hari, o brinquedo é composto por duas grandes gôndolas que balançam até darem uma volta completa. "É uma delícia, a primeira vez que fui não senti medo, mas chegou a dar um friozinho na barriga", admite. De acordo com a mãe, Eliana Monteiro, Guilherme é uma criança muito ativa e sempre gostou de brincadeiras e atividades que proporcionassem emoções mais fortes.

Quando vai às festas de aniversário dos coleguinhas, ele quer participar de todas as brincadeiras e uma delas é a parede de escalada. "É super legal, o objetivo é chegar ao topo e bater a mão no sino", anima-se o garoto. Nas horas vagas ele também adora pular na cama elástica. "O meu maior desafio é dar cambalhotas e mortais, e nisso já estou ficando craque", conta ele.

Guilherme estuda no Colégio da Polícia Militar, em São Paulo, e lá pratica judô e natação uma vez por semana. Ele ainda quer fazer outros esportes, o tênis é um deles. Futebol ele joga nas horas de lazer, mas se tratando deste assunto, seus sonhos são ainda maiores. Quer ser jogador profissional, fazer Direito, e se puder, quem sabe chegar à Presidência da República.

Sky Coaster é outra atividade que proporciona muita emoção àqueles que têm espírito de aventura. Ao pé da letra o nome do brinquedo quer dizer Arranha Céu. Em uma plataforma de um metro de altura, a pessoa é presa a um gancho, o qual é encaixado no colete sobre o corpo e ela é içada em queda livre. Após a queda, ela fica balançando de um lado para o outro como um iôiô. Mas os pais precisam ficar atentos pois para brincar nessa atração é necessário altura mínima de 1,30m.

Atividades com água são bastante procuradas, e o rafting é o preferido deste público que tem espiríto de aventura. O esporte consiste na descida em rio, passando por corredeiras e quedas de até três metros de altura, utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Cada bote comporta até sete pessoas. Antes de iniciar o passeio, um instrutor passa todos os detalhes. Entre os locais que oferecem a prática, em Brotas, há 250 km de São Paulo, existem agências especializadas no treinamento de equipes para atender crianças.

Onde praticar:

Rafting
Local: Brotas
Agência especializada: EcoAção
Telefone (14) 3653-9140
www.ecoacao.com.br

Jambalaia
Local: Hopi Hari
Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72
Telefone: (11) 0300 - 789 5566
www.hopiharionline.com.br

Parede de Escalada
Local: Casa de Pedra Perdizes
Endereço: Rua Venâncio Aires, 31
Água Branca, SP
Telefone: (11) 3875-1521
www.casadepedra.com.br