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Educação dos filhos: linhas pedagógicas de ensino


 

Como escolher qual instituição e profissionais complementarão a educação de seu filho? Em primeiro lugar, "não existe metodologia certa ou errada, melhor ou pior", afirma a psicopedagoga Edimara de Lima. Segundo ela, a escolha de um método escolar para as crianças deve levar muito em consideração o tipo de educação que os pais oferecem em casa e a espécie de anseio que eles têm em relação a uma escola.

Da mesma forma, a simples escolha de uma metodologia determinada não significa que a instituição de ensino seja boa. "É fundamental que os pais visitem as escolas antecipadamente, verifiquem se ela investe em estrutura e nos seus profissionais e se esses são realmente capacitados, pois serão eles que passarão a maior parte do tempo com as crianças", diz Edimara. Mas para ajudar a dar o primeiro passo nessa difícil decisão a Alô Bebê listou as principais metodologias pedagógicas e suas características básicas. Veja qual delas você quer para seu filho.

Métodos de Ensino Infantil

CORRENTE TRADICIONAL - Modelo inspirado nas organizações militares, religiosas e fabris. Desenvolveu-se no século XIX e ainda hoje é a base pedagógica de muita escolas.

Didática - Transmissão de conhecimento por aula expositiva, com conteúdo fixo, repetição de exercícios e memorização.

Relação Professor X Aluno - A função do docente é vigiar, aconselhar, transmitir a matéria e corrigi-la.

Avaliação - Unicamente mediante exames de capacidade retentiva e acumulativa dos alunos.

Pontos Fortes - Tem na disciplina e na obediência sua base.

Pontos Fracos - O ponto forte se reverte: devido a um excesso de controle, pode-se inibir na criança a capacidade de crítica e questionamento do conteúdo, além de não estimular o diálogo e a interação.

CORRENTE MONTESSORIANA - Baseado na filosofia de autoeducação de Maria Montessori, surgiu em 1907, em Roma, e se difundiu rapidamente por toda a Europa. No Brasil, chegou em 1950.

Didática - As salas de aulas formadas de ciclos que não levam em consideração as séries tradicionais, mas as faixas etárias dos alunos, que ficam cerca de 3 anos com o mesmo grupo e professor. As salas de aula e o foco nos objetos de ensino são o forte dessa metodologia.

Relação Professor X Aluno - Há uma grande semelhança entre todas as metodologias renovadas em relação ao relacionamento entre professor e aluno. Em todas elas, o professor tem o papel de mediador da relação da criança com o mundo do saber. Ele é a ponte pela qual os conhecimentos chegam aos alunos. Por isso, o investimento nesses profissionais e seu treinamento são intensos. Tem-se a noção de que uma turma é formada por pessoas diferentes e que, por isso, necessitam de atenções diferentes. Costuma-se dizer que o professor tradicional é tido como um "general", enquanto o da renovada é um líder.

Avaliação - Não existem provas. A avaliação é mensurada pela observação dos trabalhos e interesse de cada aluno.

Pontos Fortes - Estímulo à criticidade do aluno e ao questionamento sobre o conteúdo que recebe e sobre o mundo que o cerca.

Pontos Fracos - Se o professor não tiver um bom domínio da situação e conhecimentos gerais e específicos aprofundados, pode-se perder em meio à
liberdade de formas de agir.

CORRENTE FREINETIANA - Surgiu após a 1ª Guerra, no interior da França. Tem como base o pensamento de Celetin Freinet, que lutava contra a técnica da memorização forçada no ensino. Tinha como princípio o respeito ao desenvolvimento humano.

Didática - O maior diferencial dessa didática são as aulas-passeios (grande parte das aulas acontecem fora da escola) e a chamada "imprensa na escola" (os alunos redigem jornais na escola para aprenderem a construir a realidade e se habituarem à leitura e à escrita.)

Relação Professor x Aluno - Há uma grande semelhança entre todas as metodologias renovadas em relação ao relacionamento entre professor e aluno. Em todas elas, o professor tem o papel de mediador da relação da criança com o mundo do saber. Ele é a ponte pela qual os conhecimentos chegam aos alunos. Por isso, o investimento nesses profissionais e seu treinamento são intensos. Tem-se a noção de que uma turma é formada por pessoas diferentes e que, por isso, necessitam de atenções diferentes. Costuma-se dizer que o professor tradicional é tido como um "general", enquanto o da renovada é um líder.

Avaliação - Também não existe teste fixo. Há uma avaliação do desenvolvimento diário do aluno.

Pontos Fortes- Devido às aulas-passeios, a criança vê a aplicabilidade direta do conteúdo que ela aprende. Da mesma forma, a criança não se sente enfadada com o trabalho funcional. A criticidade e análise do mundo também são estimuladas nessa metodologia.

Pontos Fracos - A falta de preparação do professor aqui também pode ser um problema. Sair do ambiente da sala de aula quebra uma possível proteção hierárquica, comum nas escolas tradicionais.

CORRENTE CONSTRUTIVISTA - Tem origem no pensamento de Jean Piaget, que pesquisou a aquisição do conhecimento pela criança. Hoje, essa é uma metodologia muito forte em países europeus, sendo a Espanha o seu maior expoente.

Didática - A tese maior dessa didática é que a criança constrói o seu conhecimento. Várias técnicas de aprendizagens são utilizadas para guiar esse autoconhecimento, como os jogos educativos, por exemplo.

Relação Professor x Aluno - Há uma grande semelhança entre todas as metodologias renovadas em relação ao relacionamento entre professor e aluno. Em todas elas, o professor tem o papel de mediador da relação da criança com o mundo do saber. Ele é a ponte pela qual os conhecimentos chegam aos alunos.

Por isso, o investimento nesses profissionais e seu treinamento são intensos. Tem-se a noção de que uma turma é formada por pessoas diferentes e que, por isso, necessitam de atenções diferentes. Costuma-se dizer que o professor tradicional é tido como um "general", enquanto o da renovada é um líder.

Avaliação - As avaliações se constituem em atividades e jogos cooperativos.

Pontos Fortes - Seu maior ponto está no incentivo à leitura, à criticidade e à autonomia de pensamento.

Pontos Fracos - Um problema possível nessa metodologia é o perigo de o aluno rumar a construção de seu conhecimento erroneamente. Por isso, a grande importância do professor como o farol da turma.

CORRENTE SÓCIO INTERACIONISTA - Seu fundamento vem dos textos de Lev Vigotsky, cuja teoria privilegia a interação social como o grande instrumento pedagógico.

Didática - Tudo gira em torno da interação entre as pessoas e da cooperação mútua. Ela também tem na linguagem o seu maior objeto de desenvolvimento, pois permite a partilha de experiências e o desenvolvimento da inteligência.

Relação Professor x Aluno - Há uma grande semelhança entre todas as metodologias renovadas em relação ao relacionamento entre professor e aluno. Em todas elas, o professor tem o papel de mediador da relação da criança com o mundo do saber. Ele é a ponte pela qual os conhecimentos chegam aos alunos.

Por isso, o investimento nesses profissionais e seu treinamento são intensos. Tem-se a noção de que uma turma é formada por pessoas diferentes e que, por isso, necessitam de atenções diferentes. Costuma-se dizer que o professor tradicional é tido como um "general", enquanto o da renovada é um líder.

Avaliação - É avaliado o modo como o aluno interage com as pessoas e as situações.

Pontos Fortes - Destaca-se pelo intuito de cooperação e ajuda mútua e pela visão social, ao invés da individualista.

Pontos Fracos - Como todas as atividades são em grupo, o aluno pode não aprender a capacidade de resolver sozinho uma situação.

CORRENTE ESCOLA WALDORF - Seu maior pensador foi Rudolf Steiner. Seu pensamento tem como alicerce a defesa e o estímulo constante à arte (como tudo que é produzido pelo homem). Também é conhecida como Escola Antroposófica.

Didática - O cultivo das atividades artísticas dá a essa metodologia um diferencial magnífico. Geralmente possuem em sua estrutura áreas verdes para inspiração. Os trabalhos manuais e artesanato são muito valorizados.

Relação Professor x Aluno - Há uma grande semelhança entre todas as metodologias renovadas em relação ao relacionamento entre professor e aluno. Em todas elas, o professor tem o papel de mediador da relação da criança com o mundo do saber. Ele é a ponte pela qual os conhecimentos chegam aos alunos. Por isso, o investimento nesses profissionais e seu treinamento são intensos.

Tem-se a noção de que uma turma é formada por pessoas diferentes e que, por isso, necessitam de atenções diferentes. Costuma-se dizer que o professor tradicional é tido como um "general", enquanto o da renovada é um líder.

Avaliação - Também não compreende testes escritos, mas o desenvolvimento do potencial criativo.

Pontos Fortes- O estímulo à criatividade e ao potencial artístico faz da metodologia a escolhida por pais que adotam esses princípios como fundamentais à educação de seus filhos.

Pontos Fracos - Por mais possibilidades artísticas oferecidas aos alunos, o não desenvolvimento de uma habilidade artística pode frustrar o aluno.