logo Alô Bebê
 

Dois anos: como entender essa fase da vida do seu bebê

Os dois aninhos do bebê

No segundo ano de vida do seu pequeno, você já deve estar com saudades de ter um bebezinho que depende de você para tudo. Isso porque nessa idade, seu filho já começa a demonstrar a própria personalidade e tem autonomia para executar muitas tarefas do dia a dia, o que significa que ele está se desenvolvendo dentro dos padrões.

Aos dois anos, os papais precisam ter muita paciência com as crianças, pois elas estão aprendendo a se reconhecer como indivíduos e passam por uma fase crítica de aprendizagem em termos de relacionamentos e emoções. É quando o pequeno começa a fazer birra, bate, morde, não quer dividir e outras reações que você reconhecerá quando o seu filho atingir essa idade.

Além disso, nos aspectos de desenvolvimento físico, emocional e intelectual, também é esperado que o pequeno mostre algumas características e comportamentos próprios dessa idade. Dessa vez, fique tranquila, porque você ficará orgulhosa de ver o pequeno crescendo e aprendendo sobre si mesmo o mundo!

A adolescência do bebê

Em inglês, esse fenômeno é chamado de “terrible twos” e já dá uma boa ideia de como essa etapa de vida pode ser complicada para a família! Nesse segundo ano, o pequeno percebe que é um indivíduo cheio de vontades próprias e luta para conquistar seu espaço. Isso faz com que ele passe a se comportar de modo oposto ao requisitado pelos pais, mesmo aquelas crianças que eram consideradas quietinhas e obedientes.

A razão para o seu filho começar a ser tão terrível é inconsciente, ou seja, ele não está fazendo isso de propósito e sim atendendo a um desejo interior de ser independente a partir de sua descoberta como indivíduo. Ao mesmo tempo em que ele deseja se exprimir, ele ainda tem muitas dificuldades, pois ainda não têm maturidade para isso. É uma fase natural, que pode ser mais ou menos intensa, mas não tem como ser evitada.

Muita calma e paciência, pois o seu filho disputará o poder e testará os seus limites. O melhor a se fazer é lidar de modo construtivo com essa adolescência prematura.

Se o pequeno diz não para tudo, resiste em aceitar as decisões dos pais, grita, bate nos outros ou se joga no chão, os pais precisam ensinar que esse comportamento não leva a nada e devem estabelecer limites para o pequeno, em um trabalho em equipe para que o bebê receba e processe sempre a mesma mensagem. Quanto mais efetiva a ação dos adultos, mais rápido essa fase vai embora.

Capacidades intelectuais aos dois anos

Ao completar o segundo ano, o pequeno provavelmente já caminha, corre e fala. Sua rotina é praticamente tomada pela exploração dos limites e regras estabelecidas para poder descobrir o seu mundo, e ele já se sentirá confiante em relação a suas capacidades.

O esperado é que o seu filho suba e desça escadas, fique na ponta dos pés, “escale” os móveis, chute e arremesse objetos. Eles também adoram correr cada vez mais rápido, muitas vezes para longe dos pais, então é muito importante que o ambiente esteja preparado para receber as crianças de forma segura para evitar quedas e machucados.

Em relação à linguagem, os pequenos já são capazes de formar frases com três ou quatro palavras, reconhecer o nome de pessoas conhecidas e partes do corpo e repetem palavras ouvidas nas conversas dos adultos.

Livros são bons aliados para ajudar no desenvolvimento linguístico e também cognitivo dos bebês, pois eles também podem aprender a encontrar coisas, classificar as cores e seguir instruções simples. Nessa fase o seu filho também pode começar a brincar de faz de conta, usando uma vassoura como um cavalo, construindo um castelo feito de blocos de montar ou aguardando o Papai Noel.

Brinquedos educativos, são uma ótima pedida para incentivar a evolução intelectual do seu pequeno.

Emoções e relacionamentos no segundo ano

O principal pensamento do pequeno está centrado nele mesmo. Por isso, seus sentimentos não levam em consideração as outras pessoas, e ele pode se tornar ciumento ou afetivo demais com a mamãe, o papai e até com seus brinquedos! Ainda é difícil para o bebê brincar com outras crianças ou lidar com a chegada de um irmãozinho, por exemplo.

As crianças também sabem muito bem o que querem e se mostram muito autoritárias. Quando não conseguem aquilo por algum motivo, elas ficarão frustradas, uma emoção com a qual elas ainda não sabem lidar e que de vez em quando acaba em birra. É essencial ajudar o seu filho a lidar com a descoberta dos novos sentimentos após um chilique.

Características do bebê de dois anos

O bebê de dois anos

Fisicamente, o seu filho deve medir entre 75 e 95 centímetros e pesar de 8 a 17 quilos, dependendo da idade exata e do sexo do bebê. Você deve continuar fazendo o acompanhamento com o pediatra, que poderá conferir a curva de crescimento da criança para dizer que o desenvolvimento continua saudável ou se é preciso de intervenções médicas ou simples mudanças na rotina.

Seu bebê também dormirá, em média, entre 10 e 12 horas todas as noites, além de uma soneca ou um horário de descanso pela tarde. E sim, ainda é comum que o seu filho acorde à noite, tudo por causa da sua imaturidade, mas ao se aproximar do terceiro ano, o sono deve acontecer sem interrupções.

É muito importante manter a qualidade do sono do bebê, pois é durante a noite que os principais hormônios capazes de proporcionar um desenvolvimento saudável atuam no pequeno.