logo Alô Bebê
 

Descubra toda a história por trás da famosa roupinha de saída de maternidade

mala maternidade

São muitos os preparativos para a chegada do bebê, com mamães cada vez mais ansiosas para ver a carinha do pequeno e papais preocupados com a saúde de ambos. Um dos cuidados que antecedem a hora do parto é montar a mala de maternidade, pensando na organização, na praticidade e até mesmo nas cores das roupinhas que o bebê usará para atrair boas energias ao nascer.

Entre os itens que vão na mala de maternidade, a roupinha de saída de maternidade é o principal para a criança. Tradicionalmente usadas para as mamães vestirem os bebês, não há uma história definitiva sobre como a saída de maternidade se tornou tão importante. O que se sabe é que o momento em que a mãe recebe alta e já pode levar o pequeno para casa é gratificante, cheio de alegria e expectativas. A roupinha que o bebê usará representa justamente esta mistura de sentimentos positivos.

A saída de maternidade é basicamente composta pela combinação de um macacão arrumadinho mais uma manta quente. É possível também variar, vestindo o bebê com um body de gola detalhada, calça com pezinho e casaquinho estiloso, com ou sem manta.

Carregada de tanto simbolismo, a escolha da roupinha do bebê de saída de maternidade pode ser uma decisão complicada para alguns pais. Muitas famílias seguem tradições de cores ou até usam alguma peça que foi de outra criança, que passa de geração em geração. Por aqui, é comum que o recém-nascido vista amarelo no dia do nascimento, e, quando vai para casa pela primeira vez, é vestido de vermelho. Confira o que representa cada cor e as energias que elas trazem na hora de dar boas-vindas ao seu pequeno:

AMARELO

O amarelo é tradicional para ser a cor da primeira roupinha do bebê, pois, além de ser uma cor luminosa por excelência, ela traz sorte e prosperidade e cai bem em qualquer que seja o sexo da criança.

AZUL

A cor azul oferece tranquilidade e equilíbrio para o recém-nascido. Além disso, é a cor mais usada para os meninos quando eles já podem sair da maternidade.

BRANCO

O branco revela paz, leveza e pureza, sendo uma das cores que não podem faltar na mala do recém-nascido.

LILÁS

A cor lilás representa a espiritualidade, transformação e purificação do bebê. O lilás é mais usado em peças para meninas, pois também representa a feminilidade.

VERDE

O verde representa serenidade, esperança e é muito usada no segundo dia do bebê na maternidade. Além disso, ela possui a ótima energização de acalmar as pessoas que estão ao redor do pequeno, como os pais de primeira viagem.

ROSA

A cor rosa significa suavidade, já que é a mistura do vermelho com o branco. É a cor da beleza, do romantismo, do carinho e do amor terno, e acaba sendo mais usada nas meninas.

VERMELHO

O vermelho é a cor mais comum na hora de levar o filho para casa. Ele é o tom do amor e da força, protegendo e emanando energias positivas ao pequeno. Além disso, também significa saúde e felicidade para o bebê.

CINZA

O cinza é a cor que está entre o branco e o preto, que deve ser evitado. O tom pode ser usada para meninos e meninas, simbolizando equilíbrio e flexibilidade.

A LENDA DO SAPATINHO VERMELHO

Existe uma lenda em alta entre as novas e futuras mamães sobre receber de presente para o bebê na maternidade um sapato vermelho. Com este item, a pessoa está desejando ao pequeno de muita felicidade, amor e prosperidade. É por isso que muitas mamães não dispensam o uso do sapatinho de bebê vermelho na saída da maternidade.

A lenda é um antigo costume cigano que diz que presentear um sapatinho vermelho ao recém-nascido simboliza proteção, boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida. Confira:

“De acordo com a lenda que envolve os sapatinhos, cada bebê escolhe um casal para ser seus pais. Mas havia um que estava muito preocupado com sua nova experiência. Percebendo as dúvidas do pequeno, apareceu a Mestra, que tem o poder de sentir todas as coisas. Ela colocou a mão em sua cabeça e falou: ‘Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade’.


O destino reservou que aquele bebê nascesse em uma família de ciganos europeus, e o primeiro presente que recebeu foi um par de sapatinhos vermelhos que ele usou e guardou para sempre. O bebê cresceu e tornou-se muito conhecido e respeitado por todos, assim como seu amuleto. A partir de então, a tradição de dar sapatinhos vermelhos para os recém-nascidos se espalhou pelos cinco continentes".

Acima das lendas e das tradições, o conforto do filhote e o gosto pessoal dos pais para as roupas devem ser mais importantes para a escolha da roupa que o bebê vai vestir na saída da maternidade, levando em consideração também a temperatura do lado de fora. Quando o pequeno finalmente for liberado para ir para o novo lar, o mais esperado é que ele possa sair do hospital com saúde, carregado por pais amorosos e bem recebido na família que o acompanhará por toda a sua vida.

Aproveite para conhecer todas as opções de roupas de bebê da Alô Bebê e escolha a mais linda para o seu filho!