Dentes das crianças: as cáries
Já podemos nos despedir das cáries que marcou tantas gerações, pois agora conhecemos as causas da cárie e podemos prevenir a sua instalação!
O que é cárie?
Cárie é, antes de tudo, uma "doença", uma infecção. Não é localizada apenas no dente em que a vemos, pois é fruto de um desequilíbrio em toda a boca, as cáries podem atingir todos os dentes em estágios iniciais nem sempre perceptíveis pelos pais.
A cárie é uma desmineralização, que começa deixando pequenas manchas brancas na superfície dental (calma! nem todas as manchinhas brancas são cáries!) e progride para "buraquinhos". Se a cárie não é detectada e tratada a tempo, causa dor e desconforto para a criança. Em casos extremos, a cárie pode causar problemas na formação do dente permanente e levar à perda dos elementos dentais mais comprometidos. Lembre-se: a perda precoce de um dente de leite pode trazer consequências para a fala, mastigação, posição dos dentinhos vizinhos e até para o convívio social da criança.
Sendo uma infecção, não podemos esquecer que essa boquinha está inserida em um corpo. Uma criança com dor poderá ter comprometida sua alimentação, fala, seu desenvolvimento em geral. A criança não está saudável se sua boca também não estiver!
Causas e prevenção da cárie
A cárie é causada principalmente pela presença de bactérias específicas e alimentos para o trabalho dessas. Assim, a higiene oral, aplicações de flúor e cuidados com a dieta (tipos de alimentos, frequência com que são ingeridos, uso indevido da mamadeira) são fundamentais para esse controle.
Existe outro fator que é a predisposição individual para desenvolver cáries. Mesmo assim, a cárie pode ser perfeitamente prevenida (não é porque um filho não tem tendência a ter cáries que seu irmão também não terá). O dentista fará a avaliação detalhada do risco que seu filho apresenta para o desenvolvimento de cáries e lhe dará as recomendações para a prevenção do problema.
Dica Valiosa
As bactérias cariogênicas não habitam a boca do bebê quando ele nasce. Elas são adquiridas ao longo da vida, a partir da erupção do primeiro dentinho, através de contatos salivares.
Quanto mais tarde isso ocorrer, mais difícil será a instalação dessas bactérias. Procure, então, evitar contatos salivares diretos (como beijinhos na boca) e indiretos (assoprar os alimentos ou experimentar o alimento na colher do bebê).
Aparecimento de cáries
Muitos pais se surpreendem ao saber que basta os dentes estarem erupcionados para merecerem todos os cuidados, já que os bebês também podem ter cáries (e, nessa idade, muitas vezes não conseguem especificar aos responsáveis que possuem esse incômodo).
Mesmo com os conhecimentos que se tem hoje para a prevenção da cárie, infelizmente ainda existem muitos casos. Nossas crianças não precisam mais passar por isso.
*Dra. Cintia P. U. Schames
Odontopediatra