logo Alô Bebê
 

Deixe as crianças livres das doenças de inverno

Os termômetros indicam temperaturas baixas, em alguns pontos do país chegam até mesmo abaixo de 0, estamos no inverno, a estação mais fria do ano, que para alguns é época de chocolate quente, para outros visitar as cidades conhecidas por seu clima frio como Campos do Jordão, Monte Verde e Gramado. Mas junto a esse clima todo de romantismo e guloseimas deliciosas está o aumento das doenças típicas de inverno. Asma, rinite alérgica, gripe, sinusite e resfriados são termos que passam a fazer parte da rotina de muitas famílias.

As crianças fazem parte do grupo que mais sofrem com esse clima frio pois seu sistema imunológico é mais frágil A combinação de frio intenso, poluição, baixa umidade do ar, ambientes fechados, cobertores e roupas guardadas há um bom tempo podem ser o estopim para as doenças de inverno.

Já que não é possível alterar as condições climáticas, o jeito é procurar formas de afastar o máximo possível as condições que favorecem o surgimento desses incômodos e não estamos falando de soluções mágicas ou mirabolantes, mas de medidas simples no dia a dia que podem fazer toda a diferença.

Como evitar as doenças de inverno

Em casa fazer o ar circular será fundamental, por isso abra as janelas para melhorar a umidade do ambiente, mas lembre-se de manter as crianças bem agasalhadas. Um outra forma de ajudar na melhora da qualidade do ambiente é o uso de umidificadores de ar, que são aparelhos simples. Vale lembrar que excesso de umidade também não é bom porque proporciona o propagação de fungos. Cuidar da limpeza de casa é fundamental, use pano úmido para tirar o pó, neste momento, o melhor é deixar as crianças mais afastadas para não terem contato.

Na hora de vesti-las opte por agasalhos em tecidos lisos como algodão e malha pois esses tipos juntam menos pelos e por isso causam menos irritação às crianças. As roupas que ficam guardadas nos armários podem acumular ácaro que são transmissores de doenças do inverno, o ideal é lavar as roupas antes de usar, até porque elas ficaram muito tempo no escurinho do guarda-roupa e essa combinação de falta de luz e ambiente fechado é tudo que os ácaros precisam para se reproduzirem.

Mais dicas para se livrar das doenças de inverno

- Evite lugares fechados e com grande aglomeração, pois isso pode facilitar a propagação de vírus

- Os lençóis e fronhas devem ser trocados pelo menos uma vez por semana

- Deixe as crianças longe de fumaça de cigarro

- Mantenha a hidratação, ofereça sempre água, sucos naturais e frutas.

- Sempre que chegar em casa todos devem lavar as mãos para evitar propagação de vírus.