logo Alô Bebê
 

Cultura para crianças: livrarias

No dia 18 de abril, o país comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, com dados animadores. Segundo pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, o índice de leitura entre crianças com idade acima de cinco anos cresceu significativamente desde 2000. Hoje, a taxa de leitura dos pequenos está em 4,7 livros lidos por ano contra 1,8 de nove anos atrás. O fenômeno está atrelado a inúmeros fatores, mas um deles, em especial, agradaria ao mais importante autor infantil brasileiro e um dos maiores editores do século 20. Diz respeito ao investimento das livrarias em eventos e atividades voltados para crianças. 

No início do século passado, Lobato revolucionou o mercado editorial trazendo inovações como anunciar livros em revistas e vendê-los em qualquer tipo de estabelecimento comercial. Atitudes que vão ao encontro das atividades criadas atualmente pelas livrarias. Com intuito de escoar os títulos produzidos pelas mais de 500 editoras brasileiras, as livrarias do país correm atrás de atividades que despertem a atenção das crianças e de seus pais. Se o objetivo primeiro é comercial, o resultado pode sim favorecer a formação de novos leitores, e dar às novas gerações mais intimidade com o objeto de conhecimento e prazer.

Na visão de quem trabalha com livros, para promover a formação de leitores infantis, as livrarias precisam oferecer mais que prateleiras lotadas. "Os eventos das livrarias feitos para crianças, como contações de histórias e oficinas, fazem com que os pequenos se acostumem a essa brincadeira, despertem sua criatividade e se tornem leitores no futuro", diz Luiz Ricardo De Rossi, proprietário da Livraria Sobrado. Para ele, formar o leitor na infância é conquistar um cliente por muitos anos. "Os eventos fazem com que a ida à livraria seja um momento de lazer, e o espaço passa a ser um polo cultural", completa. 

Mas não são apenas os livreiros que se beneficiam com o aumento dos índices de leitura. Pais, professores e a sociedade tiram proveito desse crescimento e a maior beneficiada é a criança. Para Sílvia Amaral, psicopedagoga da Elipse Clínica Multidisciplinar, esses índices são importantes porque a leitura é muito relevante na infância, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do aprendizado e do raciocínio. "O estímulo à leitura deve começar cedo, antes de a criança ser alfabetizada. O livro estimula o cérebro a pensar." Especialista no tratamento de crianças com distúrbios de aprendizagem, Sílvia diz que a leitura é uma ferramenta importante no desenvolvimento psicopedagógico por estimular a percepção visual e auditiva. A partir do primeiro contato com as obras, a criança começa a associar o que vê nas páginas ao que acontece a seu redor.

Não é apenas do ponto de vista psicopedagógico que a leitura é considerada fundamental para as crianças. Para Edy Lima, autora de mais de cinco livros infantis, é na infância que são formados os verdadeiros leitores. "Quem não lê quando criança, não lê nunca", diz. Edy elogia a prática de contar histórias aos pequenos e enfatiza que leitura estimula uma formação intelectual sólida. "O hábito de ler estimula a familiaridade das crianças com os livros e incentiva a interpretação de textos, muito importante no aprendizado", completa.

LIVRARIA CULTURA

  

As quatro unidades da Livraria Cultura espalhadas por São Paulo contam com cantinhos especiais para as crianças. O espaço infantil tem a escultura de um dragão, cercado por almofadas, onde as crianças têm contato com os livros. O acervo e o espaço são destinados a crianças com idade a partir de um ano. Atividades culturais para o público infantil fazem parte da agenda da livraria. Além das tradicionais contações de histórias, a Cultura oferece ocasionalmente eventos diferenciados, como oficinas de artesanato e jogos teatrais. "Sempre procuramos inovar com o público infantil e trabalhar coisas diferentes", afirma Andréa Ferreira, coordenadora de eventos da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Entre as inovações trazidas pela livraria, está a contação bilíngue, promovida com sucesso, na qual as histórias são narradas em português e inglês. Sessões de autógrafos e minipalestras com autores, como a imortal Ana Maria Machado, fazem parte da programação. Nas férias, a livraria promove eventos especiais, com intensificação das atividades.

Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 - Jardim Paulista
Telefone: 3170-4033
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
www.livrariacultura.com.br

LIVRARIA DA VILA

 

 

As crianças sempre receberam atenção especial na Livraria da Vila, que conta com cinco unidades em São Paulo. Na loja do Shopping Cidade Jardim, além do espaço dedicado aos pequenos leitores com mesinhas e pufes coloridos, os leitores mirins ganharam um auditório específico para as contações de histórias, oficinas, brincadeiras, lançamentos e tardes de autógrafos. Para diferenciar os eventos e incentivar o aprendizado dos pequenos leitores, a livraria também promove contações de histórias e outras atividades em inglês. Os eventos, muitas vezes realizados em parceria com editoras de livros infantis, ocorrem nos fins de semana em todas as filiais. As brincadeiras, gratuitas, atingem diferentes faixas etárias e são divulgadas anteriormente no site da livraria. Até os bebês de colo podem participar, como em lançamentos de CDs com canções de ninar, que já foram promovidos. Os eventos vão além do universo literário e incluem pocket shows, oficinas de música e peças de teatro. Fora as brincadeiras, as crianças podem ficar à vontade para folhear os livros do acervo entre as almofadas e mesinhas dispostas no local.

Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim
Endereço: Avenida Magalhães de Castro, 12.000, Morumbi
Telefone: 3755-5811
Funcionamento: de segunda-feira a sábado das 10h às 22h; domingos das 12h às 20h
www.livrariadavila.com.br

PANAPANÁ

 

Na língua portuguesa, a palavra PanaPaná, que dá nome à livraria de Celina Bodenmüller, significa "grande nuvem de borboletas". Segundo a proprietária, o nome não veio por acaso: "Temos o conceito de que o livro transforma o leitor assim como a borboleta se transforma ao longo de sua vida". A livraria é especializada em obras para crianças na primeira infância, de até oito anos de idade. Para Celina, é importante incentivar os pequenos a cultivar o hábito da leitura desde cedo. "Para isso, promovemos eventos todos os sábados, para que a ida à livraria se torne uma rotina", diz. As atividades promovidas aos finais de semana giram em torno de três temas: literatura, artes e ciências. Na PanaPaná, pais e filhos encontram contações de histórias, oficinas, grupos de experimentações científicas e até cursos, que ocorrem durante todo o ano.

PanaPaná Livraria Infantil
Endereço: Rua Leandro Dupré, 396
Vila Clementino
Telefone: 5082-2132
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 19h
www.livrariapanapana.com.br

COMPANHIA ILIMITADA

 

 

A Companhia Ilimitada, em Santana, funciona em uma casa que tem três salas de livros, duas dedicadas somente à literatura infantil. O espaço dos adultos existe para entretenimento dos pais que acompanham os filhos nos eventos promovidos pela livraria. Há oito anos, no último sábado de cada mês, a casa apresenta a Tarde do Conto.

"Já recebemos até 78 pessoas no nosso espaço externo para ouvir as contações de histórias", afirma Malu Souto, uma das proprietárias. A programação aumenta em época de férias, com eventos que acontecem inclusive durante a semana. Em dezembro, ocorre a Noite do Conto de Natal. Autores de livros para crianças também costumam ser convidados pela Companhia Ilimitada para apresentarem seus trabalhos aos pequenos leitores em sessões de autógrafos. A idade indicada para participar das atividades da livraria é a partir de três anos, mas a recomendação não restringe a faixa etária do público. "Na Tarde do Conto, recebemos até mães com crianças de colo, que também aproveitam". O acervo da livraria conta com opções de livros para crianças de várias idades, além de CDs de música infantil.

Companhia Ilimitada
Endereço: Rua Florinéia, 38, Água Fria
Telefone: 2950-4683
www.companhiailimitada.com.br

MAIS LIVRARIAS

FNAC Pinheiros
Praça dos Omaguás, 34 - Pinheiros - São Paulo - SP
www.fnac.com.br

Livraria Martins Fontes
Avenida Paulista, 509 - Cerqueira César - São Paulo - SP
www.martinsfontespaulista.com.br

Saraiva MegaStore Shopping Eldorado
Avenida Rebouças, 3.970, 1º piso, Pinheiros
www.livrariasaraiva.com.br

 Bibliotecas em São Paulo

Na capital paulista, existem opções de bibliotecas públicas nas quais as crianças encontram grande acervo de obras infantis. A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na região central da cidade, conta com mais de 53 mil títulos de literatura infanto-juvenil, além de uma seção dedicada ao autor que dá nome ao espaço.

Já a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no bairro de Pinheiros, por meio de um projeto da Prefeitura Municipal iniciado em 2006, tornou-se um espaço temático sobre poesia. Hoje, abriga um acervo dedicado principalmente a este gênero literário. O mesmo acontece com a Biblioteca Hans Christian Andersen, dedicada aos contos de fadas, e a Biblioteca Viriato Corrêa, com literatura fantástica. 

 

Endereços e outras informações no site:www.bibliotecas.sp.gov.br

Dicas para mergulhar no universo dos livros:

  • Faça com que a criança tenha contato com os livros desde o berço.

  • Mesmo que o pequeno ainda não saiba ler sozinho, comece contando histórias a ele.

  • Leve-o à livraria e permita que ele escolha o que gostaria de ler.

  • Cuide para que a criança não se sinta pressionada para aprender a ler logo.

  • Torne a leitura um momento prazeroso, interação entre pais e filhos.

  • Dê o exemplo, leia também.