logo Alô Bebê
 

Cultura para a família - passeios

 

 

São Paulo é considerada uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. Nos quatro cantos do município não faltam atividades culturais para a família como exposições, shows e espetáculos. Os diversos parques, museus e centros culturais da metrópole também são ótimas opções para passeios em família. Passeando pela cidade, as criança podem se divertir, aprender e conhecer um pouco mais de história e ciência, além de participar de oficinas, praticar exercícios e, claro, se divertir. Os pais também podem participar das atividades e, por que não, obter um pouco mais de conhecimento com eles. Confira os roteiros que misturam lazer, cultura e informação e estão espalhados por toda a cidade e são ótimas dicas de cultura para a família.

ESTAÇÃO CIÊNCIA + SESC POMPÉIA: Tendo a interatividade como principal foco, a Estação Ciência é uma ótima sugestão de cultura para famíla, os pais e filhos podem participar ativamente das experiências científicas que são realizadas ao vivo por uma equipe de monitores. O local promove o aprendizado de maneira divertida, além de possuir um programa de oficina teatral, na qual os pequenos participam na produção de peças com temas científicos, desde a concepção até a apresentação final. Já no Sesc Pompéia, o destaque é a piscina aquecida e o ginásio poliesportivo. O local também dispõe de bares, restaurantes e um teatro com espaço para 800 pessoas. É diversão para toda a família.

Estação Ciência

 

Rua Guaicurus, 1.394; Lapa
Funcionamento:Terça a sexta: das 8h às 18h, Sábados, domingos e feriados: das 9h às 18h. www.eciencia.usp.br

SESC Pompéia


 

Rua Clélia, 93; Pompéia
Funcionamento:Terça a sábado: 9h às 22h; Domingos e feriados: das 9h às 20h. www.sescsp.org.br/sesc

Parque do Ibirapuera: Quem busca atividades saudáveis e muito verde deve ter como destino o Parque do Ibirapuera. O local conta com aluguel de bicicletas para adultos e crianças, que podem passear pelas pistas de cooper e ciclovias. No caminho, encontrarão atividades culturais e educativas, como o Planetário, onde acontecem espetáculos de astronomia, e o Pavilhão Japonês, que é réplica fiel de uma vila nipônica. Diversos museus e monumentos, como o Obelisco e o Memorial aos Heróis de 1932, são espaços onde a criança se depara com a história da cidade. É possível passar o dia todo no Parque do Ibirapuera, já que ele também conta com áreas de descanso e venda de alimentos e bebidas. Não perca essa dica de passeio e cultura para a família.
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n; Ibirapuera. Funcionamento: de segunda a domingo, das 5h às 24h
www.prefeitura.sp.gov.br

Centro Cultural São Paulo

 

O Centro Cultural São Paulo é uma alternativa que une cultura e lazer. Com o fechamento da gibiteca para reformas, o Centro passou a realizar oficina voltadas aos fãs das histórias em quadrinhos. Espetáculos de circo, teatro e música acontecem diariamente, ao lado de cursos e workshops que podem durar de um dia até duas semanas. Mensalmente, em horário programados, são realizados festivais de filmes infantis e saraus de contos de fada. A programação e as atrações disponíveis devem ser consultadas no site do Centro Cultural São Paulo. A visita vale a pena, é uma boa opção de cultura para a família.

Rua Vergueiro, 1000; Paraíso
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. www.centrocultural.sp.gov.br

Zoológico + Safari + Jardim Botânico

 

O Zoológico de São Paulo é um dos maiores da América Latina e abriga atualmente cerca de 3200 animais em uma área constituída totalmente de Mata Atlântica original. Mais de 400 espécies podem ser observadas em viveiros e, durante todo o ano, a nascente do Rio Ypiranga, que passa pelo local, vira abrigo de aves migratórias. Logo ao lado está o Zoo Safári, onde as crianças têm oportunidade de ter uma experiência direta com a vida selvagem, interagindo com animais livres. Não há necessidade de se agendar visitas. No Jardim Botânico, os pequenos observam diversas espécies de plantas em bosques e alamedas especialmente projetadas. Ali também está localizado um museu, que dá uma verdadeira lição de botânica por meio de vitrais que demonstram a evolução das plantas e os diversos ecossistemas do Estado de São Paulo. Diversão e cultura se encontram, vale um passeio para a família.

Zoo Safári

Avenida do Cursino, 6.338, Vila Moraes
Funcionamento: Terça a domingo: 9h00 às 17h00.
Telefone: (11) 2336 2131
www.zoologico.sp.gov.br

Jardim Botânico
Avenida Miguel Estefáno, 3.031, Água Funda
Funcionamento: Terça a domingo: 9h às 17h.
Telefone: (11) 5067 6000
www.ibot.sp.gov.br

Zoológico
Avenida Miguel Estéfano, 4.241, Água Funda
Funcionamento: Terça a domingo: 9h às 17h.
Telefone: (11) 5073 0811
www.zoologico.sp.gov.br

Bairro da Luz


 

O bairro da Luz reúne diversas atrações culturais para a família. Uma caminhada pelas proximidades pode se transformar em uma verdadeira aula da história de São Paulo, com a Pinacoteca do Estado e seu acervo de obras de arte, e o Museu da Língua Portuguesa, onde as crianças podem aprender mais sobre a história da nossa língua. Ao lado, está a Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias do país. Quem estiver disposta a atravessar a Avenida Tiradentes vai visitar o Museu de Arte Sacra de São Paulo. O sítio histórico do Mosteiro da Luz é um dos mais importantes da cidade, já que compõe uma das últimas construções colonial. Construído em 1774 por Frei Galvão, abriga o recolhimento das Irmãs Concepcionistas e o museu, com mais de quatro mil peças no acervo. Perfeito para um passeio cultural em família.

Museu da Língua Portuguesa

 

Praça da Luz, s/n; Centro
Funcionamento: Terça a domingo: 10h às 18h.
www.estacaodaluz.org.br
 

Pinacoteca do Estado

 

Praça da Luz, 2; Centro
Funcionamento: Terça a domingo: 10h às 17h30
www.pinacoteca.org.br

Mosteiro da Luz e Museu de Arte Sacra
Avenida Tiradentes, 676; Bairro da Luz
Funcionamento: Terça a domingo: 11h às 19h

www.saopaulo.sp.gov.br

Vila Madalena - Circo no Beco + Instituto Brincante
Um grupo de moradores da Vila Madalena, em uma tentativa de incentivar as atividades culturais na região, criou o Circo no Beco, um espaço aberto onde apresentações ocorrem em horários marcados, sempre ao ar livre. Cerca de seis números são apresentados nas noites de espetáculo, e muitas vezes, os espectadores são convidados a participar e exibir seus dotes artísticos. Os shows têm horário marcado e a programação deve ser consultada no site do grupo. Na mesma linha segue o Instituto Brincante, um teatro escola que promove apresentações e cursos de música e artes cênicas. Oficinas de contos de fadas, máscaras e pintura também são realizadas no local e têm as crianças como principal público-alvo.

Instituto Brincante
Rua Purpurina, 428, Vila Madalena
www.teatrobrincante.com.br

Circo no Beco
Rua Belmiro Braga, s/n,Vila Madalena
http://circonobeco.sites.uol.com.br

Museu oceanográfico + Butantan

 

Os fãs de animais selvagens devem visitar o Instituto Butantan, que possui uma das maiores coleções de serpentes do planeta, além de efetuar pesquisas para a produção de vacinas. No Museu Oceanográfico da USP, os pequenos aprendem sobre pesquisas submarinas e podem ver de perto embarcações e outros instrumentos, além de diversas espécies da fauna marinha.

Museu Oceanográfico da USP
Praça do Oceanógrafo, 191, Cidade Universitária.
Funcionamento: Terça a sexta-feira: 9h às 11h30 e das 12h30 às 16h30 Sábados, domingos e feriados: 10h30 às 15h30 www.io.usp.br

Instituto Butantã
Av Vital Brasil, 1.500, Butantã.
Funcionamento: Terça a domingo: 9h às 16h30

www.butantan.gov.br

MUSEU DO FUTEBOL



Quando a paixão pelo futebol passa de pai para filho, o Museu do Futebol é parada obrigatória. É cultura para a família toda.Localizado no Estádio do Pacaembu, o espaço é dividido em três seções que contam de maneira interativa a história do esporte, desde a sua chegada ao Brasil até os tempos atuais. Números, curiosidades, fotos, vídeos e biografias dos grandes craques estão dispostos pelas paredes do museu, divididos em 15 salas temáticas, sendo uma dedicada exclusivamente aos ídolos Pelé e Garrincha. As crianças podem se divertir no Jogo de Corpo, um espaço que exibe projeções de campos de futebol, imagens em terceira dimensão e chutes a gol virtuais para que o torcedor conheça a potência de seu chute e observe os movimentos corporais por meio de imagens de raio-x.

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n Pacaembu
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h. (O Museu é fechado nos dias que se realizam jogos no Pacaembu). www.museudofutebol.org.br