Cuidados para a hora do banho do bebê
Patinhos de borracha, esponjas e livros, tudo é válido para que o banho se torne uma diversão para o bebê e seja prático para os pais
A hora do banho é sempre um desafio para os pais, principalmente os de primeira viagem. Há até cursos em maternidades e com profissionais especializados para dar mais segurança aos adultos. Mas com algumas dicas esse momento pode ser prazeroso e perfeito para estreitar os laços com o pequeno.
“O banho é um momento dos pais observarem o bebê, de ver cada detalhe, de brincar e de interagir”, observa Luciano Albudane, coordenador do curso de enfermagem da unidade Campo Grande – Senac RJ.
O pré-banho
Desde recém-nascido, o bebê precisa de banhos diários, com produtos específicos para sua faixa
etária. A maioria deles tem pH neutro porque a pele do bebê não tem tanta oleosidade e é perigoso ressecá-la ao usar produtos para uso adulto.
Estipule sempre o mesmo horário para dar banho, pois o bebê certamente ficará mais calmo e relaxado. Não deve ser muito cedo, nem muito tarde. “O ideal é que seja antes da amamentação e nunca após”, ressalta Albudane.
Antes mesmo de tirar a roupinha da criança, separe tudo o que vai precisar. A água da banheira não precisa ser fervida e deve estar entre 36 °C e 38 °C. Mesmo que a banheira não tenha o termômetro, a mãe ou o pai consegue sentir a temperatura com o lado de dentro do pulso. “Quando a água estiver agradável para os pais, pode ter certeza que ela estará para o bebê”, orienta.
Recomendações para um banho do bebê tranquilo e prazeroso:
- Coloque na banheira a água fria, depois vá dosando com a quente até chegar na temperatura perfeita (de 36 °C a 38 °C). É importante que a quantidade de água não ultrapasse 13 cm.
- Feche todas janelas e portas, o ambiente tem que estar preparado para o banho, sem passagem de vento.
- Antes de tirar as roupas do bebê, separe tudo o que for usar: toalha, sabonete, xampu (específico para bebês), algodão, fralda e roupinha e deixe a água já na banheira.
- É indicado dar banho e vestir o bebê no mesmo ambiente.
- A posição ideal é quando a mãe segura o bebê pelas axilas e apoia o tronco dele no braço dela.
- Jamais se distraia! Tocou a campainha ou o telefone? Não saia para atender. Deixar o bebê sozinho
na banheira é muito perigoso.