Cuidados com as crianças durante o tempo seco
Tempo seco, baixa umidade do ar e poluição são fatores prejudiciais à saúde humana. Aliados, podem resultar em fortes crises alérgicas e/ou respiratórias nos pequenos. Para amenizar essas possíveis situações, entenda melhor sobre o assunto:
O que acontece geralmente
Tosse, coceira no nariz, sangramento nasal (em casos específicos), espirros, garganta seca e falta de ar são os sintomas mais comuns. Existe a possibilidade ainda, dos olhos ficarem vermelhos e irritados, pelos baixos índices de chuva nesta época.
Como tratar
A hidratação é fundamental, de todas as formas. Água, sucos e chás são boas opções. Colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações com soro, aliviam o desconforto respiratório.
No caso de irritação nos olhos, pingar algumas gotas de soro na região também ajuda. Se notar que a pele do seu filho (a) está muito ressecada, procure um pediatra, ele saberá recomendar uma boa loção para ajudar a protegê-la.
Em casa, é importante manter o ambiente limpo. Passar um pano úmido nos móveis e no chão já é o suficiente. Se quiser, vale ainda colocar um balde com água (longe da criança) para melhorar a umidade.
Quando procurar o médico
Em caso de tosse persistente, acompanhada de febre e falta de ar, é preciso marcar uma consulta o quanto antes. A obstrução das vias respiratórias, pode gerar crises intensas de alergia, como asma por exemplo.
A mesma ação, deve ser tomada caso os olhos dos pequenos permaneçam irritados por mais de três dias.