Conheça a Diabetes gestacional: Sintomas, riscos e prevenção
Durante a gravidez é extremamente importante fazer um acompanhamento médico desde o início. Dessa forma, é possível evitar eventuais problemas tanto com os bebês quanto com as mães.
Hoje vamos falar sobre a Diabetes gestacional, uma doença que se manifesta na gravidez. Podendo evoluir sem um tratamento correto.
A diabetes gestacional, costuma aparecer no 3º trimestre de gestação e pode sim ser curada. Isso, desde que a paciente siga com rigor o tratamento recomendado pelo seu médico.
Mas como saber se estou com diabetes gestacional?
Os sintomas da doença assemelham-se aos comumente sentidos na gravidez, portanto, somente os exames de glicose (que deverão ser feitos pelo menos 3 vezes durante a gestação) vão definir se existe realmente a diabetes.
Os sintomas da diabetes gestacional são:
- Fome excessiva;
- Sede excessiva;
- Ganho de peso exagerado na mãe ou no bebê;
- Aumento da vontade de urinar;
- Cansaço extremo;
- Inchaço nas pernas e nos pés;
- Visão turva;
No que se refere ao tratamento, o que recomenda-se é a dieta sem ingestão de açúcar em parceria com exercícios físicos moderados. Nos casos onde os níveis de açúcar no sangue encontram-se bem elevados, a recomendação é justamente a administração de insulina para estabilizar a glicose.
Riscos da doença
Dentre as principais ameaças da doença para as mães, podemos citar:
- Parto prematuro
- Risco de elevação súbita da pressão
- Possibilidade de parto cesária
- Rompimento da bolsa antes da data estimada
Já os riscos para os bebês:
- Dificuldade para respirar ao nascer
- Risco de obesidade na infância
- Doenças cardíacas
- Hipoglicemia
Prevenção
O aparecimento da diabetes gestacional pode ocorrer em gestantes com mais de 25 anos, obesas ou até mesmo naquelas com intolerância aos açúcares. A prevenção da doença deve ser feita através dos exames pré-natais, do desenvolvimento de uma alimentação saudável, controle de peso antes e depois de engravidar e na realização de atividades físicas moderadas.
Também é possível a aplicação de insulina além da dieta, mas isso pode variar dependendo do caso.
É importante lembrar, que após a gravidez a mãe deixa de ter a diabetes. Mas o episódio ocorrido, pode ser um indicativo para a doença se manifestar novamente no futuro o que merece uma atenção especial e cuidados redobrados daqui pra frente.