logo Alô Bebê
 

Como organizar o quarto da criança

prateleira com brinquedos

Você sabia que até o sono do seu filho, pode ser prejudicado em um ambiente desorganizado? Por isso, é importante criar uma ordem para guardar os brinquedos e outros objetos da criança, desde seus primeiros meses de vida.

Vale lembrar também, que realizando essa tarefa em conjunto com seu filho, lhe ensina a criar mais responsabilidade e organização desde cedo.

Veja algumas dicas para uma arrumação simples e eficaz:

Itens menos usados em cima

Uma prateleira alta somente para jogos e brinquedos pouco requisitados ajuda a organizar o espaço.


Achados e perdidos

Funciona assim: uma caixa sem tampa, como uma cestinha, fica num canto estratégico, por onde todo mundo passa. Quem estiver andando pela casa e encontrar algum brinquedo esquecido, coloca lá. Dessa forma, tudo o que foi encontrado volta para o lugar.


Separando o joio do trigo

Uma caixa só para os dinossauros e outros bichos, uma com peças de quebra-cabeças grandes (como os das crianças menores), uma para carrinhos. Ajuda muito a encontrar tudo, quando for a hora de brincar novamente.


Fáceis de limpar

Tintas, massinhas e pincéis devem ser guardados em caixas laváveis, como as feitas de plástico.


Sempre à vista

As caixas transparentes ou com visor são ideais. Uma para os lápis e gizes de cera. Outra com tintas e tela ou papéis. Nesta com visor, a criança enxerga os brinquedos menores.
 Se precisar guardar algo numa embalagem não transparente, cole ilustrações da caixa original do brinquedo numa das laterais para o pequeno identificar logo o que está nela.


Tudo junto e misturado

Para manter os quebra-cabeças em ordem, faça na parte de trás de cada pecinha uma marca com caneta hidrocor — pode ser um círculo ou um quadradinho. Assim, é mais prático separar as peças quando estiverem misturadas.