logo Alô Bebê
 

Como evitar doenças de inverno

menino agasalhado

Ficar doente durante o inverno faz parte da rotina de muitas pessoas. A questão, é que é possível tomar algumas medidas básicas para prevenir as doenças. Alguns cuidados com a casa, roupas e objetos já podem trazer bons resultados.

Conheça algumas medidas:

Lave os casacos, roupas de lã, tricô e pelúcia antes de usar

Peças de roupas guardadas há muito tempo podem acumular ácaros e bactérias, responsáveis por diversas alergias e outras doenças. Não utilize nada sem lavar antes.

Evite locais fechados e tumultuados

Ambientes com pouco espaço, onde o contato entre as pessoas é muito próximo, são mais propícios para a transmissão de doenças. Por isso, durante o inverno, não leve tantas vezes as crianças ao shopping.

Mantenha distância de fumantes

A fumaça do cigarro não é boa em nenhuma ocasião, mas no frio pode se tornar ainda pior. O tempo seco deixa as mucosas nasais mais sensíveis, o contato com a fumaça, provoca alergias rinites e tosse.

Evite contato com pessoas gripadas

Pais geralmente ficam tão preocupados em tratar a gripe das crianças, que esquecem que podem contrair o vírus através da interação com elas. Evite compartilhar talheres e utensílios pessoais, além de lavar bem as mãos sempre.

Atente-se aos sintomas

Em muitos casos, as gripes são passageiras e podem ser tratadas facilmente em casa. Porém, se observar que seu filho (a) apresenta febre persistente e apatia, procure um médico. Às vezes, um simples quadro pode tornar-se algo mais sério, tenha bom senso.

Soro fisiológico nas vias respiratórias

Manter as vias e a garganta bem hidratadas com o soro fisiológico, é uma boa ideia.

Evite contato com animais

A maioria das famílias têm um bichinho de estimação em casa, mas é preciso notar se o contato com o mesmo, não é prejudicial. Algumas pessoas são alérgicas ao pelo de animais e nem se dão conta, procure observar.

Casa limpa e arejada

Cuidar da higiene da casa é uma boa forma de afastar as doenças. Procure limpar bem os móveis, chão e paredes, além de deixar algumas portas e janelas abertas ao dia, para ventilar.