logo Alô Bebê
 

Como evitar assaduras em bebês

As assaduras em bebês são problemas bem comuns e que incomodam bastante os pequenos. Elas deixam a pele do bebê vermelha , com ardência e coceira. E se não tratadas podem trazer problemas bem graves como: micose, candidíase ou uma infecção bacteriana.

Isso normalmente acontece por causa da umidade. Recém-nascidos fazem xixi e defecam com muita frequência, então o cuidado com essa área deve ser constante. As fraldas não absorvem toda a umidade, e mesmo com a troca contínua pode aparecer assaduras, depende da sensibilidade da pele de cada criança.

A melhor solução é manter o bebê sempre limpo e seco, se tiver um dia quente pode deixá-lo sem fralda num lugar que seja fácil de limpar. Tomar sol na região também ajudar a melhorar a circulação (mas apenas 5 minutos, antes das 10h ou após às 16h). Experimente trocar a marca da fralda ou do sabão, isso pode melhorar a assadura se a causa for alergia.

Uma assadura normal deve melhorar na faixa de dois dias de tratamento, com os cremes tradicionais usados para prevenir a irritação (normalmente à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos). Não use pomadas com corticóides sem falar com o seu pediatra. Se após esse período não tiver melhora no quadro, procure um tratamento específico com o médico.

Confira algumas dicas para prevenir assaduras em seu bebê:

- Troque a fralda sempre que possível, para deixá-lo sequinho todo tempo;

- Limpe bem a área genital do bebê e com cuidado;

- Passe uma fina camada de pomada antiassadura, o uso exagerado pode trazer o efeito contrário;

- Não use talco, deixa a região abafada e úmida;

- Não aperte muito a fralda, é preciso o ar circular e a pele do bebê respirar;

- Evite o uso de amaciante nas roupas;

- Quando seu filho começar a comer alimentos sólidos, não dê muitas novidades ao mesmo tempo. Assim fica mais fácil perceber se a assadura se deve a alguma alergia alimentar;

- Não dê banho no bebê a cada troca de fralda (no caso de xixi). Algodão umedecido com água morna, lenço umedecidos e sabonete neutro é o indicado para a higienização. No caso de fezes, o ideal é lavar apenas com água;

- Alimente o bebê exclusivamente com leite materno nos primeiros meses. Isso faz com que as fezes e urina não se tornem tão ácidas.


Fonte: Baby Center