Começa a campanha de vacinação contra a poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, considerada grave. Geralmente, não leva a morte, porém deixa sequelas irreversíveis no sistema nervoso, como a paralisia (que pode ser parcial ou total).
Também conhecida como paralisia infantil, a doença foi praticamente erradicada do Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso registrado ocorreu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal contra a pólio está acima dos 95%.
Até que idade é possível tomar a vacina?
A campanha prioriza crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Porém, isso não significa que crianças mais velhas ou com o calendário atrasado, não possam tomar a vacina também.
Crianças com o calendário em dia precisam tomar?
O ideal é que todas as crianças, dentro da faixa etária determinada, sejam vacinadas. Para quem está com o calendário em dia, a dosagem serve de reforço.
A vacinação ocorre em todo o país?
Sim. Ao todo, são mais de 100 mil postos fixos espalhados por todo o Brasil. Procure se informar em sua cidade e bairro, para saber a localização da unidade mais próxima.
Injeção ou gotinhas?
A VOP, Vacina Oral Poliomielite, é em gotinhas.
Crianças alérgicas a leite de vaca podem tomar a dosagem?
Sim.
Perdi o prazo e agora?
Calma, não tem problema. A vacina contra a pólio, faz parte do calendário nacional e está disponível nos postos durante o ano todo. A campanha, busca apenas conscientizar os pais sobre a importância de proteger os pequenos.