logo Alô Bebê
 

Cinco nomes que são tendência para meninos

Nomes de meninos

Se você acabou de descobrir que está grávida de um menino, parabéns! Nesse momento, a sua cabeça deve estar fervilhando com uma infinidade de nomes para o pequeno e escolher apenas um (ou dois, no caso dos nomes compostos), parece uma missão impossível. Mas calma: você vai conseguir!

Entre esses nomes que você está pensando, com certeza tem aquele que você sempre sonhou, o de algumas pessoas que você gostaria de homenagear e alguns que fazem parte do seu dia a dia. Para tomar essa difícil decisão, também é preciso conhecer quais são os nomes tendências do momento, queira você que o seu pequeno fique na moda desde o nascimento ou caso você prefira evitá-los e optar por um mais original. Saiba quais são eles:

Benjamin

Derivado do hebraico, é a junção das palavras ben que significa "filho", e yamin, que significa "mão direita" e que está associada a felicidade. Logo, o nome representa a felicidade de ter um filho e será uma verdadeira demonstração de afeto para o seu pequeno. Seu perfil é responsável, ambicioso e organizado.

George

O nome ficou famoso por ser o escolhido para o príncipe britânico, que atualmente tem apenas três anos. O menino vem roubando a cena da família real, pois está sempre bem vestido e apresenta humor variável. George (ou sua variação Jorge) significa “o homem que trabalha na terra”, “agricultor”.

Joaquim

Joaquim é um nome hebraico e está associado à religião católica, pois de acordo com a tradição, São Joaquim é considerado o avô de Jesus Cristo. Seu significado também possui apelo religioso, pois quer dizer “aquele que Deus elevou”. É uma boa escolha para as mamães que buscam um nome bíblico e tradicional.

Otto

“Rico”, “suntuoso” e “próspero” são alguns dos significados desse curto nome de origem germânica. Tem se tornado mais comum no Brasil nos últimos anos. O casal de atores Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira batizou assim o pequeno que chegou à família há pouco mais de um ano.

Teodoro

Teodoro, quase sempre abreviado para Téo ou Theo (no caso de Theodoro), quer dizer “dádiva divina” e tem origem grega. As celebridades brasileiras Thaís Fersoza e Michel Teló estão na contagem regressiva para o nascimento do Teodoro, nome que escolheram para o irmãozinho da pequena Melinda.

Cuidados para a escolha dos nomes

- Você não precisa levar em consideração a opinião de seus familiares e amigos, mas saiba que eles vão se manifestar. A escolha do nome do bebê é uma decisão muito íntima e deve estar relacionada ao desejo dos pais para seu filho.

- Dê preferência aos nomes fáceis de escrever e que não causam confusão (como Rafael ou Raphael). Seu filho aprenderá mais rápido o próprio nome e as pessoas terão facilidade de anotá-los.

- Se você escolher um nome estrangeiro, não fique chateada se as outras pessoas não souberem pronunciá-lo corretamente. Com um pouco de prática, elas aprenderão a forma certa de chamar o pequeno.

- Pense na combinação do nome com o(s) sobrenomes. Evite possibilidades que apresentam rimas, trocadilhos e cacofonia, pois, uma vez falados em voz alta, podem incomodar e constranger a criança.

- Repare como as inicias do nome e sobrenome(s) ficam juntas e verifique se elas não formam expressões com significado indesejado. É muito comum que as iniciais sejam usadas na escolinha, e, por isso, é melhor que elas não causem embaraços.

- Considere os apelidos possíveis, até os menos óbvios. Muitas mamães insistem que o pequeno será chamado pelo nome completo, mas, no dia a dia, fica muito mais fácil abreviar para um apelido que vocês se identifiquem.

- Tudo bem mudar o nome após o parto! Se você olhou para o rostinho do seu pequeno e decidiu que ele merece um nome ainda mais especial, não hesite em nomeá-lo com a nova opção. Comunique familiares e amigos para evitar gafes com presentes.