logo Alô Bebê
 

Catapora, seu filho está imunizado?

 

A catapora é causada pelo vírus da varicela-zoster (da família do herpes), a catapora é altamente contagiosa. A primavera, época do ano de maior incidência, os pais devem estar atentos ao cartão de vacinação dos filhos. As crianças já estão imunizadas?

A catapora é caracterizada por um tipo de erupção que varia de pequenas bolhas semelhantes a uma gota de orvalho a pequenas crostas, numa quantidade que varia de 300 a 500 lesões, a varicela pode evoluir para complicações graves, como infecção bacteriana generalizada da pele e até a morte.

Contágio e sintomas da catapora

Em geral, a manifestação da catapora é observada primeiramente na face, no couro cabeludo ou no tronco. Em crianças em idade pré-escolar, a erupção é frequentemente o primeiro sinal da doença. Quase sempre há febre (temperaturas de 38 graus ou mais), calafrios ou mal-estar um dia ou dois antes do início da erupção cutânea.

O contágio tem incidência de acometimento superior a 90% após exposição em ambientes domésticos, explica Marcelo Kikuchi, farmacêutico-bioquímico. O período de incubação varia de nove a 21 dias entre a época em que uma pessoa é exposta ao vírus e o momento em que os sintomas se manifestam. A varicela pode ser transmitida desde dois dias antes do surgimento da erupção até cerca de seis dias após ou até que as lesões finais tenham se transformado em crostas. A transmissão da catapora ocorre por meio das vias respiratórias, pelas gotículas de saliva e pelo contato com as lesões da pele.

Complicações da catapora

As complicações mais comuns da catapora em crianças de um a 14 anos de idade são infecções bacterianas das lesões cutâneas e pneumonia. Na população adulta, a complicação mais comum da catapora é a pneumonia e o curso da doença é mais prolongado e severo que nas crianças.

Outra complicação importante é a ocorrência da catapora durante a gravidez, alerta Kikuchi. Segundo ele, de 2% a 3% dos recém-nascidos de mães que contraíram a catapora cinco dias antes ou até dois dias depois do parto podem apresentar varicela muito grave ou, dependendo da idade gestacional em que ocorreu a infecção, nascer com anomalias, esclarece.