logo Alô Bebê
 

Bebê recém-nascido, 10 coisas que os pais devem fazer para ajudar nos primeiros meses

relação pai e filha

Ter um filho implica em um mundo novo de descobertas, tarefas e necessidades a serem atendidas, e tanto a mamãe quanto o papai precisam se organizar para lidar com as novidades desde o primeiro dia de vida do pequeno. Quando é bebê recém-nascido, ele vai demandar ainda mais cuidados dos adultos, por isso, é preciso compartilhar as responsabilidades para que o casal não fique exaurido.

Mesmo durante os primeiros meses do bebê, quando ele praticamente só mama, faz cocô e dorme, o seu parceiro consegue se envolver na rotina de cuidados. A aproximação com o pai é muito positiva para a família, pois é capaz de estabelecer e melhorar os vínculos entre os todos os membros. É por isso que você não pode afastá-los ou querer manter o controle da rotina da criança!

Se o seu companheiro ainda não sabe muito bem qual é o papel que deve ocupar na vida do bebê recém-nascido, delicadamente instrua-o a:

Trocar a fralda

Fazer a troca de fraldas não é um bicho de sete cabeças. A maioria dos pacotes trazem as instruções de uso na embalagem, e não são difíceis de entender. Talvez você precise explicar sobre a ordem da limpeza que deve ser feita antes (algodão ou lencinho e depois pomada), mas depois de uma rápida observação, o papai já está pronto para revezar as trocas, principalmente durante as cansativas madrugadas.

Ninar o bebê

Cada bebê recém-nascido tem suas preferências para tirar um cochilo ou uma boa noite de sono. Alguns conseguem até mesmo dormir sozinhos, mas, se o seu filho não é um desses raros casos, vocês vão ter que ir tentando as técnicas mais conhecidas para niná-lo. Evite barulho e excesso de luz, coloque o bebê no colo em uma posição confortável e cante ou entoe as velhas canções de ninar. Se o papai não se lembrar delas, ensine para ele!

Dar banho no bebê

No início, o banho do bebê pode deixar os adultos apreensivos. Se os pais não participaram do “cursinho de pais” ou não aprenderam após o parto, no hospital, eles podem ficar ainda mais tensos, principalmente os homens, que possuem as mãos grandes. Uma vez que você pegar o jeito, mostre para o pai como se faz para que ele possa participar deste momento. Não esqueça de ficar ao lado dele para dar suporte, e vice-versa.

Organizar as visitas

Na maternidade ou nos primeiros dias em casa, a chegada do bebê vai trazer uma intensa movimentação de familiares, amigos e vizinhos para fazer uma visita e conhecer a criança. O homem pode ficar responsável por agendar com cada um deles, por preparar os quitutes, por ajeitar a casa e por entregar a lembrancinha para os visitantes, pois a mamãe passará mais tempo na cama e não poderá fazer muito esforço por um curto período de tempo.

Comprar os produtos adequados

Conforme o pai vai participando da rotina do bebê, ele vai conhecendo quais são as suas necessidades, como os produtos que funcionam e os que não são adequados para o filho. Dessa forma, ele não precisa esperar a mamãe pedir ou sair no meio da madrugada para comprar um pacote de fraldas, e está apto a ir a uma loja de bebê adquirir algo sempre que notar que está chegando ao fim. Aproveite para ficar em casa e relaxar com o seu filho enquanto isso.

Carregar a criança

Quando a família sair de casa, o papai deve revezar com a mamãe para carregar e proteger o pequeno, seja no colo, no sling ou no carrinho. Assim, a cada pouco, ambos podem dar atenção para um outro membro da família, um vendedor ou um animal de estimação, por exemplo, dependendo da necessidade da saída.

Levar a criança ao médico

É claro que você também vai querer e deve estar presente nas consultas e emergências médicas, mas conte com a presença do papai também. Dessa forma, ele tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre o universo infantil e conhecer melhor o seu filho.

Ser responsável pela bolsa do bebê

Muito além de carregar a bolsa do bebê, o papai pode ficar responsável por manter tudo em ordem e fazer a conferência dos itens necessários quando a família for sair de casa. Nela, devem estar contido trocador portátil, fraldas, pomadas e lenço, além de roupas para mudança de temperatura, mamadeira e leite (se for o caso), um ou dois brinquedinhos do pequeno e outros itens que vocês identificarem como essencial para os cuidados do pequeno.

Estimular o bebê

Mesmo quando ainda são recém-nascidos, é possível estimular as crianças para que elas se desenvolvam. Brincadeiras que fazem a estimulação da visão, da audição, do tato e da movimentação do pequeno são essenciais nos primeiros meses de vida, e devem ser feitas com gentileza.

Ficar sozinho com o filho

Poucos pais ficam realmente sozinhos com as crianças que acabaram de nascer. No entanto, essa é mais uma oportunidade de se aproximar do pequeno e de dar um descanso para que a mamãe possa fazer algo que deseja, como tomar um bom banho ou fazer as unhas. Eles não vão passar muito tempo desacompanhados, pois em breve os pequenos vão querer mamar e precisarão da mãe para isso.