logo Alô Bebê
 

Aromaterapia para cuidar das crianças

Prática terapêutica ainda recente no Brasil, a aromaterapia é o uso direcionado das propriedades particulares dos óleos essenciais e não apenas o uso de aromas agradáveis.

Esses óleos essenciais 100% puros usados para aromaterapia provêm de diferentes partes das plantas e preservam propriedades naturais responsáveis por suas características analgésicas, estimulantes, sedativas, antiviróticas, imunoestimulantes e expectorantes, entre outras. Eles atuam nos planos físico, mental e energético do ser humano e podem ser utilizados em massagens, banhos, vaporizadores, em forma de cremes, loções, sprays. Proporcionam equilíbrio e harmonia.

De origem vegetal, os óleos essenciais têm composição química e, por isso, devem ser considerados matéria-prima que requer conhecimento específico para indicação.

A química natural dos óleos essenciais 100% puros de origem botânica oferece componentes, ou princípios ativos, que podem beneficiar o bem estar físico, explica a aromaterapeuta Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia (Abraroma). Ela afirma que também na mente das pessoas seus efeitos são significativos. "O olfato recebe as moléculas olfativas do óleo essencial, que são encaminhadas a uma região do cérebro onde são decodificadas, como mensagens, e acionam campos emocionais que resgatam o equilíbrio."

Terapia complementar, a aromaterapia também pode ser usada de forma exclusiva, "porque ajuda a preparar o corpo e a mente para uma saúde completa", diz Sandra.

Cuidando de crianças com a aromaterapia

A consulta a um aromaterapeuta especializado é indicada sempre, especialmente quando o tratamento for dirigido a crianças. Nesse caso, nem todos os óleos essenciais são recomendados e os cuidados com a diluição devem ser redobrados para os bem pequenos, com até três anos de idade. Lavanda, Tangerina, Camomila e Tea Tree são os mais indicados, ensina a especialista.

Ela, porém, sugere que alguns procedimentos básicos, como usar uma gota na hora do banho, não oferecem risco. A Tangerina vai deixar a criança mais alegre, solta e feliz, enquanto a Lavanda serve para acalmar a agitação, exemplifica.

As formas mais comuns de utilização dos óleos essenciais na aromaterapia são pingar gotas em difusores, associá-los a óleos de massagens, compressas, banhos. São procedimentos genéricos que servem como referencial. "Mas, geralmente se utilizam poucas gostas porque esses óleos são preciosos e poderosos", diz Sandra, que chama os óleos essenciais de "joias derretidas".

Sandra Spiri também chama a atenção para a aquisição dos produtos. "Hoje, muitos abusam do nome aromaterapia e da falta de conhecimento do consumidor", assinala. A orientação da especialista é que o consumidor observe o tipo de frasco do produto, que deve ser escuro e nunca de plástico, o lacre perfeito e algumas referências como o país de origem, a indicação "botânico", nome legível do fornecedor e químico responsável. Ela informa que a associação tem uma listagem das empresas que oferecem produtos de qualidade garantida para uso terapêutico e pode prestar esclarecimentos.

Criada para promover a aromaterapia no Brasil de forma ordenada, a Abraroma vem preparando profissionais para o exercício da prática, orienta as empresas fornecedoras de óleos essenciais e já se prepara para colocar no mercado um selo de qualidade para auxiliar o consumidor na aquisição de produtos para aromaterapia.

Nos casos de gravidez, hipertensão, epilepsia, problemas no coração e peles sensíveis, consulte sempre um profissional da área.

Óleos Essenciais: usos frequentes: físico e emocional

Camomila Romana: - para cólicas abdominais, dor de ouvido, dores musculares e juntas inflamadas, febre. Ótimo calmante, sedativo.

Eucalipto Globulus: resfriado, gripe, catarro, dor de garganta, cansaço mental, dor de cabeça, frieira. É estimulante, expectorante. Limpa o ambiente. Ideal para crianças tímidas. Uso em crianças tímidas. Uso em crianças a partir de 3 anos.

Laranja Doce: trabalha a alegria. É uma aroma agradável que pode ser usado em crianças para realçar a tranquilidade ( não aplicar na pele antes de se expor ao sol).

Lavanda: é o óleo essencial "coringa". Efeitos calmantes e antiestresse. Desintoxicante. Útil nas cicatrizações, queimaduras, reumatismo, frieira, eczemas, picadas de inseto, enxaqueca, insônia. Restaurador da energia. Equilibra e harmoniza.

Lavandin: Dores musculares. É mais suave que a Lavanda. Ideal para crianças que são mais sensíveis. Uma gota no travesseiro ou no lenço acalma e produz uma noite de sono tranquilo.

Lemongrass - aumenta a concentração. Devolve a energia. Tranquiliza crianças agitadas. Elimina o cansaço. Usar em aromatizadores, 2 gotas em água.

Ravensara: combate das infecções gripais. Aumenta a imunidade. É refrescante. Tem aroma suave, as crianças gostam mais que o do Eucalipto; excelente auxilio nos processos respiratórias.

Tangerina: assim como a laranja doce, a Tangerina é uma ótima indicação para ser usada nos banhos de bebês para acalmar e devolver a alegria natural da criança. Alguns hospitais da França usam Tangerina na sala de parto para recepcionar as crianças. É uma mensagem de boas vindas através do aroma.(Após o uso, não se expor ao sol)

Tea tree: Forte propriedade anti séptica. Aumenta a imunidade. Complemento nos tratamentos anti bactérias, vírus e fungos. É um dos óleos essenciais importantes que garantem a imunidade do organismo.

Óleos Vegetais: Para o preparo de um produto aromaterápico, devido à sua alta concentração, é necessário diluí-lo em outra base, e muitas vezes, o ideal é usar um óleo vegetal.

Os mais comuns são: Amêndoa Doce - Prunus amygdalus var dulcis / Germe de trigo - Triticum vulgare / Semente de uva - Vitis vinifera

Orientações básicas de como usar o seu óleo essencial - Uso em crianças

Banho de banheira - até 2 gotas - para dissolver bem as gotas, misture-as a um pouco de leite antes de colocar na banheira.

Banho de chuveiro - 1 gota - na esponja, misturado com sabonete

Cerâmicas porosas - até 4 gotas - Puro. Use no quarto, guardo-roupa etc

Compressas - até 2 gotas - em uma xícara com água morna ou fria

Difusor - 1gota/m2 - Use conforme as propriedades dos óleos

Móveis, chão de madeira e pisos - até 10 gotas/5 L de água - escolha óleos que atendam às necessidades da criança e passe na casa, móveis do quarto etc

Óleos de massagem (para o corpo) - 1 ou 2 gotas/30 ml de óleo vegetal 1 - agite bem antes de usar

Com tratamento: com orientação de profissional qualificado - podem auxiliar tratamentos para o corpo e para a mente.

Spray ambiental - até 5 gotas/60ml de água destilada - evite vaporizar nos móveis. Ótimo para cuidar dos quartos.

Travesseiros - 1 gota - direto na fronha ou algodão. Não use nas áreas próxima dos olhos e nariz.