logo Alô Bebê
 

Aprenda a proteger sua família da dengue

mosquito da dengue

Driblar a dengue tem sido uma missão complicada. Sua proliferação continua aumentando em pouquíssimo tempo e o combate ao mosquito ainda não é efetuado com sucesso.

A doença está atingindo tanto adultos como crianças, mas embora ambos corram riscos parecidos, sempre é preciso ter uma atenção especial com as crianças. Isso porque, seus organismos podem não ser muito consistentes ainda e consequentemente mais suscetíveis às doenças.

Dicas para evitar a dengue

- Mantenha sempre sua caixa dágua com a tampa bem fechada, você pode usar inclusive uma tela e depois a tampa por cima. Qualquer frestinha já basta para o mosquito entrar, então todo cuidado é pouco.

- Se você usa um tanque para lavar roupas, certifique-se de que o mesmo não esteja entupido e acumulando água, gerando um possível foco.

- Jamais deixe os baldes com a boca virada para cima.

- Procure limpar as calhas de sua casa com frequência. Dessa forma você evita que galhos ou folhas impeçam o escoamento da água.

- Garrafas pet também são ótimos pontos de foco para o mosquito. Não deixe-as paradas em casa, procure reciclá-las ou até mesmo fazer um brinquedo para seu filho.

- Piscinas grandes que recebem cloro geralmente são mais difíceis para o mosquito depositar seus ovos, mas mesmo assim, sempre é bom lavar suas bordas. As piscinas menores, devem ser esvaziadas e lavadas duas vezes por semana (se não estiverem em uso, guarde-as).

- Crianças adoram mexer em plantinhas. Quando forem regá-las, procure verificar se o pratinho não ficou com água.

- Pneus usados para jardinagem, devem ser preenchidos com terra ou areia. Caso use-os como balanço para seu filho, faça alguns furos na parte inferior para evitar acúmulo.

- Bebedouros para animais de estimação têm que ser lavados diariamente. Se for viajar, melhor guardá-los.

Dúvidas frequentes

Em quanto tempo os sintomas aparecem após a picada?

Em média, de 5 a 6 dias. Podendo variar também de 3 a 15 dias.

Quais os primeiros sintomas?

Febre alta com duração de até 48h. A febre pode vir acompanhada de dor de cabeça, muscular, náuseas, dificuldade para ingerir líquidos, manchas vermelhas no corpo.

Quando procurar um médico?

Recomenda-se procurar um médico assim que os primeiros sintomas manifestarem-se. Ao dirigir-se para o pronto socorro, alguns exames serão realizados. Se diagnosticado com dengue, o médico avaliará o caso e decidirá se o paciente poderá fazer o tratamento em casa ou terá que ficar internado.

Fui diagnosticado com dengue. Quais cuidados devo tomar?

Pessoas com dengue tendem a sofrer desidratação por conta de diarreias e vômitos. Portanto, Recomenda-se a ingestão de água de 60ml a 80ml por quilo corporal. Refrigerantes, isotônicos e bebidas muito doces devem ser evitadas.

Para a alimentação, alimentos leves e de fácil digestão são mais apropriados. A febre pode causar mudanças na flora intestinal, logo os alimentos mais simples são melhores para evitar diarreias.

Não use medicamentos sem consultar um médico. Anti-inflamatórios e remédios como o ácido acetilsalicílico, interferem no processo de coagulação do sangue podendo desencadear hemorragias.