logo Alô Bebê
 

Alimentação saudável no natal

É só falar em Natal que já vem à mente a bela e farta mesa de alimentos deliciosos aos olhos e paladar. São aves defumadas, arroz especial, salada de maionese, farofas, rabanadas, frutas secas e doces, muitos doces. Já ficou até com água na boca, né?

Mas antes de correr para a mesa e se esbaldar nas delícias feitas pela família, saiba que a ceia de Natal reserva, além das comemorações e alegria, alimentos que são, na maioria das vezes, extremamente calóricos e gordurosos, o que pode comprometer a alimentação saudável. Mas antes de fazer cara de tristeza, saiba que com um pouco de controle e sabedoria, podemos fazer substituições saborosas, sem abrir mão do que está sendo servido.

Para contribuir com uma refeição saudável no natal, uma mesa rica em frutas frescas nacionais e variadas compõe uma ceia ideal. Segundo a nutricionista e coordenadora do Centro de Educação Alimentar Sanavita, Dra. Fabiana Jarussi, estas frutas são ricas em sais minerais e vitaminas e possuem baixo valor calórico. "Abacaxi, manga, pêssego e uvas, dentre outras, são saborosas, podem formar um lindo arranjo em nossa mesa e é uma saudável dica de sobremesa", diz.

Para garantir uma refeição saudável no natal é melhor optar pelas carnes magras e encher o cardápio com saladas verdes e legumes também é interessante, em especial para gestantes. "Fugir das carnes suínas e não ingerir peles auxiliam na gestação saudável", diz a nutricionista da Unimed Paulistana, Dra. Sheila Pascoarelli.

Para sorte da criançada, não existem grandes restrições em sua ceia, quando o assunto é doce. "Comer um pouco de cada tipo de doce não fará mal à ninguém, já que este tipo de diversidade acontece apenas uma vez ao ano", diz Dra. Sheila. Ela ressalta apenas que, crianças que sofrem de obesidade ou são pré-obesas devem ter uma atenção especial na hora de se servir e optar por um só tipo de sobremesa.

É importante lembrar que o que vai dar um toque especial à ceia é a criatividade e a forma de preparo dos pratos, reinventando fórmulas que são utilizadas no dia a dia. Assim, à salada verde podemos acrescentar maçãs verdes, uvas passas e servir com molho de iogurte e nozes picadas e dessa forma ter uma refeição mais saudável no natal.

"Servir sucos de frutas variados ao invés de refrigerante e cocktails de frutas são outras sugestões e alternativas simples, mas que adicionam requinte, sabor e criatividade, além de uma boa nutrição", diz Dra. Fabiana.

O uso do bom senso ainda é a melhor decisão a ser tomada para a elaboração de uma refeição saudável.Se ingeridos de forma controlada, nenhum alimento precisará ser eliminado. Não fique sem comer o dia todo esperando a hora da ceia. Com fome e mau humor, você pode abusar e comer além do que deveria.

Ainda, segundo Dra. Fabiana, o segredo de uma ceia de sucesso é se concentrar no verdadeiro sentido da comemoração. "Não tenha a sensação de que você só comemorará as festas de fim de ano se tiver muita fartura alimentar e de bebidas. O verdadeiro sentido destas festas está na partilha, encontro com amigos, familiares e reflexões sobre nossas atitudes. "Sair da linha" é normal, o que não pode é deixar que esta escapada prejudique a saúde", finaliza.