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Alimentação das crianças: desenvolvimento da fala

O desenvolvimento das estruturas orais responsáveis pela articulação da fala (lábios, língua, bochechas, gengiva, dentes e céu da boca) está diretamente relacionado às funções alimentares (sucção, deglutição e mastigação), à respiração e aos hábitos orais (mamadeira, chupeta, sucção de dedo, etc). O aleitamento materno é um dos principais e mais importantes estímulos para um adequado crescimento crânio-facial. Os ossos e músculos do bebê recebem o estímulo adequado durante a sucção no seio da mãe. Atualmente, a introdução da mamadeira, por diversos motivos, tem acontecido cedo. Neste momento, devemos ficar atentos ao tipo de bico e ao tamanho do furo utilizado. 

Os bicos ortodônticos são os mais indicados, pois têm uma conformação muito semelhante à do seio, fornecendo estímulos mais adequados. O furo também não deve ser muito grande. Ele deve permitir apenas o gotejamento do líquido, para que a criança tenha que fazer força ao retirar o alimento. Muitas vezes, os cuidadores acham que aumentando o furo estão facilitando o trabalho do bebê e ajudando-o a se alimentar melhor. Mas, pelo contrário, o furo grande faz com que uma quantidade maior de líquido caia na cavidade oral, propiciando tosses, engasgos e evitando que o bebê realize a força necessária para o desenvolvimento adequado da musculatura oral. A escolha do bico da chupeta também deve seguir o mesmo critério, a fim de causar o menor dano possível às estruturas orais. 

Devemos lembrar sempre, porém, que tanto a chupeta quanto a mamadeira devem ser retiradas por volta dos 2 anos, para não causar alterações, principalmente na posição dos dentes e da língua.

Com o passar do tempo, a introdução de alimentos de diferentes consistências e texturas fornece às estruturas da boca experiências importantes para o aprendizado de novos movimentos e um bom crescimento. O hábito de comer alimentos duros, que tenham de ser mastigados, deve ser incentivado. Quando a criança só come alimentos moles, os músculos ficam flácidos e ela pode acabar apresentando alterações na fala e no posicionamento dos dentes, o que pode levar à necessidade de uso de aparelho ortodôntico. O uso de diferentes utensílios, como copo, colher e canudo, também faz com que os músculos aprendam movimentos e funções diferentes e comecem a se fortalecer e se preparar para a articulação de sons.

E a respiração? A criança que respira errado costuma permanecer de boca aberta quando está parada, brincando ou dormindo; ficar resfriadinha frequentemente, roncar ou babar durante a noite. Isso pode acontecer por alguma obstrução nasal ou por um hábito errado, que devem ser tratados por um médico. A respiração pela boca pode deixar o céu da boca mais alto, os músculos mais molinhos, a língua posicionada de forma errada e os dentes desalinhados. O correto é respirar pelo nariz! Assim, o ar inspirado é tratado e as estruturas da boca podem se desenvolver de forma harmoniosa. Além de estruturas orais saudáveis, outros fatores estão envolvidos no desenvolvimento adequado da fala, como escutar bem e ser exposto a um ambiente estimulador.

(Ana Cristina Martins Ribeiro - Fonoaudióloga da Clínica Elipse em São Paulo)