logo Alô Bebê
 

Afinal, o que acontece com o bebê dentro da barriga?

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga.

Nada disso. Ainda no útero o bebê está aprendendo muito sobre o funcionamento das coisas, do ambiente que vai cercá-lo no futuro e também sobre sentimentos e emoções. Seus e de sua mãe, sua parceira nessa primeira etapa da jornada.

<h2>Movimentação na barriga da mamãe</h2>

Enquanto o bebê mora dentro da barriga, o ultrassom é nosso espião. Pelas imagens, dá para ver os movimentos e as peripécias que a criança faz. Ela chupa o dedo. Aliás, os dedos. Experimenta todos e pode demonstrar preferência por algum em especial. Em geral, o dedão de uma das mãos.

Seu filho também pode dar cambalhotas e escorregar pela parede do útero, como se estivesse num parquinho. Estica e encolhe os braços e as pernas fazendo a mãe sentir os tradicionais chutões. À medida que o neném cresce, os golpes ficam mais fortes.

A partir da 20ª semana de gravidez, o bebê dentro da barriga consegue interagir com o mundo externo. Se alguém fizer uma leve pressão no exato ponto em que ele está com uma mão, ou pé, pode ser que ele interaja, chutando ou empurrando de volta.

Com essa idade, seu filho já tem audição e reage aos sons de dentro do corpo da mãe, como batidas de coração ou digestão. Ele pode ficar calmo quando os batimentos estão lentos e pode se agitar ao ouvir o estômago funcionando. O equilíbrio também se forma nesta época, por isso, seu filho sabe se está de cabeça para cima, ou para baixo e escolhe como prefere ficar.

<h2>O bebê sente toda as sensações na barriga</h2>

O bebê dentro da barriga da mãe brinca de engolir líquido amniótico e fazer xixi. Ele é nutrido pelo cordão umbilical, então beber e urinar é uma diversão para ele. Às vezes dá até soluço. Enquanto ele se diverte com os pulinhos, você fica aflita se perguntando o que é aquilo. Soluço, pessoal. Passa sozinho.

Dentro da barriga, o bebê também está aprendendo a lidar com sentimentos e emoções. Por isso, percebe quando a mãe está estressada ou triste. Sente os movimentos e as tensões. Seu corpinho reage ao hormônio liberado quando estamos nervosos — o cortisol — que chega nele pelo cordão umbilical.

O resultado é que o bebê se agita e seus batimentos também aumentam. A boa notícia é que o contrário também vale. Quando a mãe está feliz, libera serotonina e endorfina, que enchem o bebê de prazer.

Durante os nove meses que o bebê passa na barriga, ele também dorme bastante, porque ainda não aprendeu sobre os ciclos de claro e escuro. Durante o sono, sonha e mexe o corpinho de acordo com os sonhos. Também boceja antes de dormir e depois de acordar.

Talvez a parte mais bonita das atividades do bebê dentro da barriga seja a capacidade de reconhecer e reagir à voz da mãe. Quando ela fala com o neném, ele se acalma, os batimentos cardíacos baixam e se organizam. O mesmo se repete depois que ele nasce e manifesta tranquilidade quando ouve aquele som tão familiar.

Para saber mais sobre o que acontece com o bebê dentro da barriga da mãe e depois que ele nasce, se cadastre no site da Alô Bebê Club. Você recebe conteúdos únicos e pode trocar experiências com outros pais e mães. Quanto mais informação testada e aprovada você tiver, mais tranquilo vai ser criar e educar seu bebê.