A vida dos atores mirins
A vida de uma estrela nem sempre é a maravilha que parece ser. Os atores mirins vivem uma dupla jornada (trabalho e escola) e, para dar conta, têm que ter talento e força de vontade. Para aparecer em um comercial, o ator mirim, Jonathan, de 6 anos, perdeu um dia de aula fazendo teste e o dia da gravação durou mais de 8 horas. "Foi muito desgastante para mim e para o Jonny, mas ele adorou ver o resultado na televisão e quer continuar atuando", conta a mãe Mariana Gomes, que sempre acompanha o filho em testes, ensaios e gravações.
Além de cansativa, a profissão de ator mirim requer a atenção dos pais. Ao representar, o ator mirim vive verdadeiramente o papel que lhe é proposto. Os sentimentos mais dramáticos são realmente sentidos por eles. "Saber distinguir fantasia de realidade é muito difícil para uma criança", atenta a psiquiatra infantil Sônia Maria Baldini. "Portanto, saber sair de uma situação fantasiosa requer maturidade e apoio de um adulto", conclui a doutora.
Nos cursos de teatro, por exemplo, já nas primeiras aulas, os professores propõem que os alunos deixem aflorar a porção criança que existe dentro de cada um. O motivo? "A criança age por intuição e, portanto, representa com muito mais naturalidade e verdade que um adulto", acredita a psiquiatra.
Mas na hora em que as cortinas se abrem é bem diferente. "Nos ensaios e nas aulas, as crianças são realmente mais espontâneas, intuitivas e criativas. Mas, na hora da apresentação com o público, ou na frente da câmera, com tanta gente no estúdio, a coisa muda de figura. Muitas crianças travam literalmente. A criança se vê obrigada a agir como um adulto e aguentar a pressão. O rendimento cai muito", explica o professor de teatro Guilherme Jorge.
Administrando talentos dos atores e atrizes mirins
Quando o talento é natural e o pequeno ator mirim sabe administrar a pressão de forma profissional, o caminho para o sucesso é mais rápido. E o jovem ator mirim, receber salários que superam a renda familiar, já é uma realidade. Como os pequenos não têm possibilidades de lidar com o dinheiro, os pais é que tomam conta.
"A criança não pode ter noções distorcidas da realidade financeira. As questões do limite e das necessidades reais devem ser passadas pelos pais", alerta a Dra. Sônia Maria. "Existem casos de crianças que acabam mandando nos pais, ou seja, uma inversão muito grande de papéis, que mexe com toda a estrutura familiar".
Sucesso equilibrado dos atores e atrizes mirins
Tudo o que cria obstáculo para o desenvolvimento da criança é ruim. É importante que a criança que é ator ou atriz mirim seja ela mesma, mantenha a sua individualidade e, ainda mais importante, os pais devem respeitar essa individualidade e saber ouvir seus filhos. A exposição na mídia é um fator muito estressante.
Se os pais percebem que a criança que é ator ou atriz mirim está dando mais do que poderia ou gostaria é hora de parar. A partir do 7 anos a criança está apta para a socialização definitiva. Se mostrar interesse ou mesmo necessidade (crianças tímidas) o primeiro passo é não se afobar levando para testes e fotos. Procure uma escola de teatro que ofereça cursos para crianças. Seu filho pode não se tornar uma grande estrela, mas no mínimo irá se encantar e aprender muito com os jogos e brincadeiras de encenar como ator ou atriz mirim.