A primeira consulta da gestante
A primeira consulta da gestante é muito diferente de qualquer consulta que a mulher já tenha passado. Principalmente, porque ela irá conversar muito mais com seu médico, que fará uma série de perguntas a respeito de sua saúde e seu histórico.
Esta espécie de “entrevista” realizada pelo médico tem o intuito de reunir dados da mulher, para que seja feito um mapeamento completo do corpo dela.
Além disto, o mapeamento facilitará a realização das próximas consultas, de exames e possibilitará o diagnóstico precoce de qualquer problema que a futura mamãe tenha ou venha apresentar.
Veja o que o médico irá analisar na primeira consulta da gestante:
- Observar detalhadamente o pescoço, a tireoide, as mamas, o abdômen e os membros superiores e inferiores.
- Realizar um exame pélvico para observar o tamanho e posição do útero e qualquer anomalia pélvica. Além disso, este exame determina as dimensões dos ossos pélvicos para auxiliar o médico a antecipar o grau de facilidade da passagem do bebê durante o parto.
- Solicitar a realização de um hemograma completo.
- Solicitar exames laboratoriais para a detecção de doenças como sífilis, hepatite, blenorragia, infecção por Chlamydia e outras doenças sexualmente transmissíveis.
- Solicitar exame para descobrir a tipagem sanguínea (ABO e Rh) , além do exame Coombs indireto, realizado somente se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo.
- Pesquisar o vírus HIV, o que é altamente recomendável. Se detectada a doença, a gestante deverá tomar medicamentos para que a transmissão para o feto seja evitada e, também, para barrar a evolução da doença na mãe.
- Realizar exames para evidenciar a exposição prévia à rubéola.
- Realizar exames de urina para verificar se os rins estão filtrando os líquidos normalmente.
Fonte: Parabéns! Você está grávida – Editora Alaúde