A importância do reforço das vacinas infantis
Através do calendário de vacinação infantil do Ministério da Saúde, é possível notar que todas as vacinas (com exceção da BCG) precisam de um reforço, que pode ser ministrado em uma, ou várias doses. Os reforços, tratam-se justamente de complementos da vacina e garantem a eficácia na imunização das crianças, contra as doenças.
É importante lembrar, que o atraso ao vacinar a criança, faz com que ela fique mais vulnerável e além disso, o “esquema” vai terminar mais tarde: ao atrasar uma dose, a seguinte será dada mais para frente e assim por diante.
Por que o reforço?
Basicamente, o sistema imunológico dos pequenos encontra-se em formação até os dois anos, por isso a necessidade das vacinas. Mas não é só isso, durante a gestação e amamentação, a mãe transfere para a criança muitos anticorpos, que futuramente anseiam reforços.
Para as crianças maiores de dois anos (e nós adultos), as vacinas passam a ser aplicadas em doses únicas. Isso ocorre, pois o sistema imunológico já está pronto.
Por que a BCG não tem reforço?
A BCG, é a exceção da regra pois possui um mecanismo de defesa diferente das demais. A vacina é aplicada em crianças de até 6 meses e, seu papel é transferir células em vez de anticorpos, criando resistência aos antígenos.