logo Alô Bebê
 

11 Brincadeiras indispensáveis para os pequenos de até 5 anos

ilustração criança e pai brincando

Com certeza algumas de suas melhores memórias da infância são as brincadeiras que você participava enquanto pequeno. Que tal ajudar o seu filho a se divertir, a garantir ótimas recordações e ainda estimular o seu desenvolvimento desde cedo? Veja só o que você pode fazer com as crianças de até 5 anos.

0 – 1 Ano

Hora do banho

Desde os primeiros dias de vida do bebê, é possível estimulá-lo durante o banho. No início, a mamãe pode contar uma história com voz suave para relaxar o bebê, e, conforme ele cresce e vai querendo ficar em pé e jogando água por todo o banheiro, você pode oferecer bonecos emborrachados para ajudar a contar as histórias, canetas próprias para a água para desenhar na banheira ou, se não tiver nada disso por perto, alguns potes da cozinha em formatos diferentes podem entreter o pequeno e garantir um bom banho. Lembre-se que a criança não pode ficar sozinha na banheira!

Cadê? Achou!

A brincadeira é uma das mais clássicas para os recém-nascidos e bebês. A partir do segundo mês de vida, quando a visão do pequeno estará mais nítida e aguçada, é que ele vai aproveitar mais esse jogo. Ele não requer nenhum item especial, é apenas necessário que o bebê fique posicionado frente a frente com a mamãe ou com o papai, e eles escondam o rosto com as mãos perguntando “cadê” e o revelem novamente dizendo “achou”. Varie na entonação da voz para verificar com qual o seu bebê dá mais risada.

Mesa de atividades

Uma mesa de atividades ou qualquer outro tipo de brinquedo mais simples, desde que possua muitas cores e botões, vai ensinar o bebê a partir dos seis meses a fazer o reconhecimento dos objetos. Para isso, comece tocando em uma parte do brinquedo e convide o seu filho a fazer o mesmo. Não esqueça de ir falando o que é cada coisa, como “aperta o botão azul” ou “cadê a luz vermelha?”.

2 Anos

Pintura

Brincadeiras sensoriais são grandes aliadas do desenvolvimento infantil. Por isso, prepare um espaço de pintura para os seus filhos, onde eles possam explorar cores, texturas e materiais. Ofereça folha sulfite, uma tela ou um grande pedaço de papel pardo, tintas laváveis e pinceis atóxicos e deixe com que eles produzam uma verdadeira obra de arte. Estimule-os a usar as mãos e os pés e não se preocupe com a sujeira, pois é só limpar para que tudo fique perfeito outra vez.

Senhor cabeça de batata

Brinquedos como o famoso Senhor Cabeça de Batata ou caixas com formas para completar ajudam as crianças a se tornarem mais perceptivas, observadoras e pacientes. Deixe o pequeno colocar os itens nos espaços que quiser, sem ficar corrigindo-o toda hora e, se notar algum tipo de inquietação ou frustração, ajude-o a descobrir o local certo para cada parte do brinquedo.

3 Anos

Pega-pega

Aos 3 anos as crianças já possuem uma ótima capacidade motora, além de muita energia para gastar! Por isso, proponha brincadeiras que as façam correr, pular, agachar e realizar uma série de movimentos ágeis. Pega-pega é uma das opções mais fáceis, pois só exige um espaço de tamanho razoável e sem obstáculo para que os pequenos possam correr livremente. Varie a brincadeira: o pegador deve usar um chapéu engraçado, quem for pego não pode se mexer até outro amigo tocá-lo, e assim por diante.

Fazendo música

Aproveite essa etapa do desenvolvimento infantil para aguçar a criatividade do seu filho. Para isso, você pode produzir instrumentos musicais caseiros com materiais fáceis de encontrar. Algumas panelas e uma colher de pau podem ser muito barulhentas, enquanto que uma garrafa pet com alguns grãos de arroz ou feijão também produzirão sons interessantes. Já uma caixa de sapato com um furo no meio e alguns elásticos em volta viram uma espécie de violão. Não esqueça de soltar a voz para um verdadeiro show dentro de casa!

4 Anos

Fantasia

Os personagens favoritos do seu filho são muito importantes para que eles possam construir valores em que acreditam, e é por isso que você deve incentivar o mundo do faz de conta sem medo. Ofereça fantasias dos heróis e das princesas já conhecidos os pequenos, e traga novas peças de personagens que eles ainda não tenham sido apresentados, como o Saci Pererê, animais da fazenda, o mágico e muitos outros. Se não quiser gastar com tantas fantasias, você pode produzir algumas peças e acessórios em casa com tecido de TNT ou com papel cartão.

Dominó

O jogo estimula a memória, o raciocínio e a estratégia das crianças. Para brincar, é só adquirir um jogo com os personagens favorito da criança, usar o seu velho dominó de infância ou pedir a ajuda do pequeno para fazer um em casa. Depois é só brincar de completar a sequência com a peça correspondente em uma superfície lisa e ver quem fica com as mãos livres primeiro.

5 Anos

Caça ao tesouro

Aos 5 anos, as crianças já compreendem regras e orientações mais complexas, além de serem muito curiosas! É por isso que brincadeiras do tipo caça ao tesouro fazem tanto sucesso com elas. Para começar, monte em segredo uma caixa com algum item especial: pode ser um doce, um brinquedo novo, um livro ou outra coisa que o seu filho adore. Em seguida, prepare algumas pistas, como “olhe atrás da TV”, “pegue a nova pista com a vovó”, “olhe no bolso do seu casaco”, e esconda tudo pela casa. Dê a primeira pista para a criança e deixe-a procurando! Auxilie caso haja dificuldade para ler as mensagens.

Cabo de guerra

Essa brincadeira reúne a força ao trabalho em equipe, e é muito tradicional. Você vai precisar apenas de uma corda e uma fita ou giz para marcar o chão. Distribua a turma em duas equipes com o mesmo número de crianças, coloque cada time em uma ponta da corda e peça para que eles façam força. Vence a equipe que fizer o adversário ultrapassar a marca do chão primeiro. Evite propor a brincadeira em solos que podem machucar, como o asfalto.