logo Alô Bebê
 

10 músicas inesquecíveis da sua infância: seu pequeno conhece?

cantando para o bebê

A canção que te ninava é a mesma que faz seu filho ter sonhos tranquilos? Muitas mamães herdaram as músicas infantis que ouviam desde o berço e que ainda hoje ajuda a criançada a se acalmar. A atitude, passada de geração em geração, não mantém só as tradições, mas também estimula o desenvolvimento dos pequenos.

Muitas pesquisas já comprovaram que, desde que o bebê ainda está dentro da barriga da mãe, ele já pode absorver os sons. O contato musical é capaz de melhorar o raciocínio lógico e também o comportamento da criança, pois os sons estimulam a formação das redes de neurônios no cérebro. Com a música, ainda, a criança vai se tornando capaz de perceber fundamentos como ritmo, harmonia e melodia, trazendo benefícios motores, sociais e de concentração que perduram por toda a vida.

Enquanto eles ainda não sabem falar até quando finalmente desenvolvem essa capacidade, as mamães e os papais podem cantar não só para, mas também com eles, além de estimular que os pequenos cantem sozinhos. Inicialmente com canções de ninar, depois com músicas que a escola costuma ensinar e em seguida com brincadeiras musicadas, seu filho certeza conhece algumas das músicas que você também ouvia quando tinha a idade dele.

Lembra destas?

NANA NENÊ

Essa provavelmente é a música mais famosa na hora de dormir. Com algumas variações regionais, além de invocar as figuras materna e paterna, a canção traz personagens do folclore brasileiro, como a Cuca.

BICHO PAPÃO

A ideia é ser uma canção de ninar, mas pode até mesmo dar medo nas crianças devido ao Bicho Papão, mais um personagem folclórico, que está à espreita dos pequenos. Também é popular em todo o país e cada mãe tem a sua versão própria.

A CASA

A música é de um dos maiores poetas Vinícius de Moraes, feita nos anos 70, em uma provável alusão à construção de um amigo no Uruguai, a Casapueblo. Com melodia leve e letra absurda, as crianças costumam achar graça e refletir sobre as possibilidades de uma habitação tão diferente.

ATIREI O PAU NO GATO

Apesar de ser uma música que relata uma atitude nem um pouco correta, a música é uma das mais conhecidas pelos pais. Hoje, muita gente já fez adaptações para uma versão que não passe uma mensagem equivocada para os pequenos. Por isso, agora cantamos assim: Não atire o pau no gato / porque isso / não se faz / O gatinho /é nosso amigo / Não devemos / maltratar os animais.

CIRANDA CIRANDINHA

A cantiga era, originalmente, uma dança folclórica que veio da Península Ibérica. O ritmo é lento e fácil de embalar e pode ser acompanhada de instrumentos musicais ou coreografias enquanto se dão as mãos na roda.

O CRAVO E A ROSA

Esta é outra canção popular que está diretamente ligada às brincadeiras de roda. A música traz todos os prazeres e os desprazeres das relações e termina com um final positivo, ensinando os pequenos a lidar com as situações mais adversas que vão surgir pela frente.

CARIMBADOR MALUCO

Pelo título, pode ser que os papais não se lembrem, mas o refrão Plunct Plact Zum / Não vai a lugar nenhum não saía da cabeça nos anos 80. A parceria do ídolo do rock Raul Seixas com o grupo infantil A Turma do Balão Mágico deu muito certo para as crianças e ainda esconde uma crítica ao regime militar do período.

MARIA CHIQUINHA

Desde a infância, a dupla Sandy & Junior emplacava hits de sucesso nas paradas e na boca das crianças. Essa música, cantada com sotaque bem arrastado, típico do interior paulista, provocava risos devido à desconfiança de Genaro e as respostas improváveis da Maria Chiquinha.

ILARIÊ

Toda criança da época sabia não só cantar, mas também dançar a coreografia da rainha dos baixinhos. Além disso, na frente da TV, os pequenos acompanhavam o programa infantil em que a apresentadora Xuxa entrava no palco em uma nave espacial.

BANHO É BOM

Um dos clássicos dos programas infantis que até hoje é exibido na TV é o Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos momentos mais esperados era quando o ratinho entrava em sua toca, chamava sua banheira e começava a cantar Banho é bom, um verdadeiro incentivo para a hora do chuveiro.

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS MÚSICAS

Cada música tem uma história e, por isso, pode ser um bom momento para ensinar novos aprendizados para o seu pequeno. Com apenas dez canções, a criança pode descobrir sobre o folclore brasileiro, o cuidado com os animais, a importância de um bom banho e muito mais!

Além disso, hoje em dia, os personagens atuais como Galinha Pintadinha, Patati Patatá e outros resgataram muitas das músicas de antigamente e as transformaram em novas versões que talvez ainda sejam desconhecidas para você. Por isso, deixe o seu filho te ensinar do jeitinho que ele aprendeu e comece a cantar junto.

A experiência musical vai ser um ótimo estímulo para os pequenos e também um momento de descontração, pois ele pode brincar enquanto canta. Aproveite este tempo para proporcionar boas recordações e entre na brincadeira, já que, para cantar, não é preciso ter a voz afinada nem preparo vocal, mas sim vontade de passar um momento prazeroso ao lado do seu filho.

Aproveite para conhecer as opções de cds e dvds musicais da Alô Bebê!